Programa cria uma nova dinâmica de produção colaborativa audiovisual
O Ponto Brasil é o único programa de televisão realizado de modo integralmente colaborativo por cerca de 100 pontos de cultura e coletivos audiovisuais. A primeira temporada estreia na TV Brasil dia 21 de novembro às 23h45.
São 14 episódios temáticos de meia hora compostos por trabalhos realizados em todo país. Cerca de 400 pessoas, envolvidas no projeto, produziram 130 vídeos em 18 semanas de gravação, durante o ano de 2009. Desde os primeiros argumentos até a edição, cada vídeo é assinado por grupos que se reuniram sob a orquestração da equipe fixa do Ponto Brasil. O Cineclube Mate Com Angu, de Duque de Caxias também participou do projeto.
Grande parte desse processo colaborativo ocorre pela internet. O Ponto Brasil desenvolveu um método online de criação de conteúdo e produção audiovisual que está registrado na plataforma de trabalho www.pontobrasil.org.br.
O Ponto Brasil esteve em Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Acre e Pará. Em cada estado, houve uma intensa mobilização virtual, durante dois meses, pontuada por alguns encontros presenciais e muitas reuniões por skype, culminando em uma semana de gravações detalhadamente planejada ao longo desse período.
Os materiais produzidos pelo Brasil afora estão misturados em cada um dos programas. Cada episódio reúne, em torno de um tema-eixo, interpretações deste mote realizadas a partir do amplo leque de coletivos que compõem a rede Ponto Brasil, resultando em 14 caleidoscópios culturais em forma de programas de televisão.
O Ponto Brasil é uma co-produção TV Brasil e Secretaria de Cidadania Cultural (MinC).
Ponto Brasil
Série inédita de 14 programas de televisão, feita por 100 Pontos de Cultura e coletivos populares, em 15 estados brasileiros ao longo de um ano de processo colaborativo
Estreia dia 21.11, 23h45, TV Brasil
tv aberta, canal 2 no Rio e Maranhão;
tv por satélite, canal 116 em todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário