terça-feira, 6 de outubro de 2009

Baixada Digital será interrompido para ajustes

Serviço de internet na Baixada será interrompido para ajustes

O serviço de internet sem fio gratuita que está em fase de testes na Baixada Fluminense será interrompido nesta terça-feira, dia 6, nas seis cidades beneficiadas pelo projeto: Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis e São João de Meriti.

As empresas responsáveis pela rede terão que fazer um remanejamento de alguns rádios que transmitem o sinal. Após a execução deste trabalho, será feito um alinhamento das antenas. E, por isso, na quarta-feira (dia 7), também podem acontecer algumas interrupções no serviço.

A fase de testes vai durar cerca de 20 dias. Quando o projeto estiver funcionando plenamente, vão existir duas formas diferentes de captar o sinal de internet gratuita. Uma é nos chamados espaços de mobilidade, que têm sistema wi-fi aberto. Somente nesses lugares será possível utilizar a internet através de notebooks em ruas e praças. Em Caxias, os espaços de mobilidade são o Calçadão, a Praça do Pacificador e as avenidas Presidente Kennedy e Brigadeiro Lima e Silva. Em São João de Meriti, os espaços de mobilidade são a Praça da Matriz e a Praça da Prefeitura. Ainda não há pontos de mobilidade em outros municípios.

A outra forma de receber o sinal de internet é nas residências. Para isso, os moradores deverão comprar e instalar uma antena para captar o sinal e poder usar a internet de forma gratuita. A recomendação da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia é que as pessoas não comprem antenas antes do fim dos testes, quando a Secretaria irá informar o tipo de antena e a melhor maneira de instalar os equipamentos.

Um comentário:

Robert Sachsse disse...

Muito provavelmente eu levarei meu laptop pro meio do calçadão de caxias. Acho engraçado como são determinados os pontos de acesso digital para a população. Aliás, a população não será beneficiada desta forma, somente os comerciantes.
Vivemos numa terra onde não existe a concorrência pela distribuição de banda larga e ficamos dependendo da sorte com a "Oi" cobrando taxas abusivas pelo acesso ao Velox com velocidades de conexão sofríveis, ou dos chamados Gato-Nets de aproveitadores.
Vamos esperar a ampliação da área de atuação.... quem sabe um dia, mesmo pagando, teremos realmente acesso digital digno.

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...