segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Coronel Elyseu e seu Tempo

 O escritor e historiador Rogério Torres e o escritor Elyseu Adail de Alvarenga Freire, lançam na próxima quinta, dia 03 de dezembro o livro, " O Coronel Elyseu e seu Tempo". O livro é mais uma publicação de Rogério Torres, que vem ao longo dos anos contribuindo para a cultura de nossa cidade e o resgate histórico de fatos e pessoas ilustres de nosso passado.
O evento acontece a partir das 16:30h, no Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.



Galeria Arte e Fato inaugura mais uma exposição

A Galeria Arte e Fato, comandada pelo artista plástico Paulo Ramos, realiza a sua  5ª Mostra EXPOntânea . A exposição é uma coletiva dos artistas da galeria, será inaugurada no dia 03 de dezembro e vai até o dia 17 do mês e acontece no Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

1ª MOSTRA CULTURAL SOLANO TRINDADE



O Centro Acadêmico Solano Trindade da Faculdade Flama de Serviço Social realiza a partir da próxima segunda dia 30 de novembro a sua 1ª Mostra Cultural Solano Trindade. O evento acontece com exibições de filmes, debates e shows com artistas locais. Segue a programação completa da mostra.
 

            PROGRAMAÇÃO


30/11/2009 -19h
Auditório
Abertura: Isabel Cristina 6º período
Helio Ventura (cantor)
Composição da mesa:
Expositora: Prof ª Maria do Carmo “Trajetória de Vida de Solano Trindade” e lançamento de seu livro.
Antonio Carlos – Biblioteca Solano Trindade
Geane Campos – CONDEDINEPIR

01/12/2009- 19h
Auditório
Abertura: Jorge 1º período
Filme: “Cultura, Identidade e Resistência”
Expositores:
Hilton Santos – Ex – residente do SAM - Depoimento
Prof ª Aydee Valério – Faculdade Flama
Profº Geraldo Rocha – da Unigranrio – Cotas nas Universidades

02/12/2009 -19h
Auditório
Abertura: Filme: “A trajetória de Milton Santos”
Composição da mesa:
Expositora: Prof ª Liandra Carvalho – Faculdade Flama
Romeu Evaristo “Negro na Mídia”
Vantuir (Acadêmicos da Grande Rio)

03/12/2009 -19h
Auditório e Terraço
Abertura: Assembléia do Centro Acadêmico para eleição de novos coordenadores
Composição da mesa:
Mestre Levi “Trajetória da Capoeira”
Expositora: Prof ª Selma – Faculdade Flama
Leila Soares – Superintendência da Promoção de Políticas da Igualdade Racial - SJM

Dicas do Fim de Semana

O blog tem duas indicações para quem curtir o final de semana em Duque de Caxias. São dois eventos que agradam em cheio a quem curte o hip hop.
A primeira dica é a estréia do espetáculo "Di Malandro - A Ópera Rap da Malandragem ", que tem texto e direção geral de Allan Pereira, mas conhecido como P'10. O rapper de Duque de Caxias que ontem no Canecão foi um dos indicados como um dos dez melhores demos de hip hop da decáda no prêmio Hutuz, estréia com grande estilo nessa sexta e sábado no  Teatro Raul Cortez.

A outra dica é o Meeting of Favela 2009, o maior evento de grafiti voluntário do país. Além de centenas de grafiteiros que estarão pintando os muros da Vila Operária, vai rolar também shows de Mc's na Praça da Associação de Moradores da Vila Operária. O evento acontece a partir das 10h, deste domingo.

Os Vencederos do Angu de Ouro



O filme Muro, de Tião ,  levou o troféu de melhor filme eleito pelo público do Mate Com Angu .Muro estreou em Cannes. Sua primeira exibição pública foi a que lhe rendeu o que será, muito provavelmente, o mais importante prêmio da carreira do filme. Uma semana antes de começar o festival, Tião estava às voltas no Rio de Janeiro com a finalização do curta-metragem. Filmado em super 16mm, o filme passou por uma ampliação para 35mm em formato cinemascope. É um processo caro, que somado a todos os outros tantos gastos da produção, contabilizou um total de R$ 120 mil.

Quem levou o prêmio da curadoria foi o filme  Casa de Lama, de Rafael Chaga, O filme retrata com muita poesia o momento em que sua própria casa está sendo invadida pelas águas de mais uma das recorrentes enchentes que acontecem no bairro onde mora.



                                                            O Cineasta Rafael Chagas
                                                           

Equipe do Baixada Digital está nas ruas



A equipe do projeto Baixada Digital, está nas ruas da Baixada para esclarecer as dúvidas da população. Os técnicos estão nas praças com o equipamento que será o usuário terá que adquirir para captar o sinal do projeto. Essa semana houve um problema no equipamento central que fica na UFRJ, os rádios estão passando por reparos para que o projeto funcione a plena vapor.
A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia fez uma enquete com as principais dúvidas da população, que estamos reproduzindo abaixo e as praças onde a equipe do projeto vai estar presente.

- Qual a área de cobertura do programa Rio Estado Digital na Baixada Fluminense?
Nesta primeira fase, o sinal vai chegar a todo o município de São João de Meriti, a 60% da população de Duque de Caxias e Belford Roxo e a 20% das cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

- Podem existir áreas de sombra?
Sim. Cerca de 10% da área de cobertura do programa pode não receber o sinal gratuito de internet. Isto ocorre em regiões em que os sinais de transmissão têm mais dificuldades de chegar de imediato, da mesma maneira que se dá com as transmissões de televisão e a telefonia celular. Tais distorções serão corrigidas com a instalação de novas antenas.

- Como o morador sabe se tem sinal na sua casa?
Ele deve conseguir enxergar uma das antenas do programa da sua casa. O site do programa – www.baixadadigitalrj.com.br – já está no ar e mostra a localização de todas as antenas.

- Qual o material necessário para a instalação?
Para obter o sinal, são necessários: uma antena 24 dBi, com mastro e suporte de montagem com graduação de ângulo; fixador para mastro; adaptador USB com saída para antena externa; cabo de conexão com conectores específicos para o adaptador USB e para a antena.

- Quanto custa este material?
Cerca de R$ 150.

- Como faço a instalação?
Após fazer a conexão dos equipamentos, a instalação da antena externa é semelhante à de uma TV. Para regulá-la, uma pessoa mexe na antena do lado de fora de casa e outra verifica no computador se o nível de sinal está satisfatório.

- E quem tem notebook?
Só quem mora a até 60 metros de uma antena de transmissão e usa notebook está livre de comprar a antena, já que o notebook consegue captar o sinal. Fora isso, será necessário comprar os equipamentos.

- O sinal também pega na rua?
Sim. É possível captar o sinal com notebooks em algumas praças e corredores principais: Praça do Pacificador, Avenidas Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lima e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.

- Qual a velocidade da rede?
A velocidade do sinal emitido por cada antena é de 400 Mbps, o que não significa que os moradores acessarão a internet nesta velocidade, já que vai depender do número de pessoas conectadas a cada antena.

- Existem outros canais para tirar dúvidas?
Uma equipe da Faetec está rodando a região até o dia 2 para prestar todos os esclarecimentos aos moradores. Além disso, a partir do dia 30, haverá um número de telefone para esclarecimentos: 2332-4085. Depois do dia 2, a Faetec terá três quiosques para continuar esclarecendo a população em Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo. A localização dos quiosques ainda vai ser definida.

- Onde estará a equipe da Faetec?
Sexta - Largo da Foice (Belford Roxo) - 9h às 17h
Sábado - Praça Dr. Laureano (Caxias) - 9h às 17h
Domingo - Praça Roberto Silveira (Caxias) - 8h às 12h

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Palestra Educação dos Sentimentos

O escritor Itair Ferreira fará uma palestra na próxima segunda dia 30 de novembro, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, a partir das 17h. Após a palestra o autor lança o seu livro " Os Mofeus do Sonho", o livro é uma síntese da metodologia aplicada pelo autor ao longo dos seus 25 anos de carreira.


Homenagem a Villa Lobos em Duque de Caxias


Duque de Caxias não ficou de fora das homenagens ao compositor Heitor Villa Lobos que morreu em novembro de 1959, deixando uma grande obra. Em parceria com a secretaria de Cultura e Turismo do município, o projeto social Dançar a Vida, vai apresentar na sexta-feira, às 19h, no Teatro Raul Cortez, o balé “Villa Lobos – Uma canção de amor”, com bailarinos da Escola de Dança Petite Danse. A entrada é franca.

O espetáculo é um tributo ao maestro famoso que deixou mais de mil composições, entre as conhecidas destacam-se “Cair da Tarde”, “Evocação”, “Miudinho”, “Cubanita”, “Remeiro do São Francisco”, “Bachianas Brasileiras nº 5”, A maré encheu, “O Canto do Uirapuru” e “Trenzinho do Caipira”.

O corpo de dança é formado por 19 alunos, de 12 a 20 anos, das 176 crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto. Os interessados em dança clássica e contemporânea poderão se inscrever em janeiro na Rua Uruguai, 463, na Tijuca. Os inscritos passam por avaliação e se aprovados iniciam o curso em fevereiro. Outras informações pelo site www.dancaravida.org.br ou pelos telefones: 2571-4741 e 2571-7531.

ComCausa inaugura nova sede

A ComCausa é organização não-governamental da sociedade civil que atua na busca de garantia dos direitos humanos - econômicos, culturais, ambientais e sociais -, na valorização da vida e prevenção a qualquer tipo de violência. É uma instituição - membro da Associação Brasileira das Organizações não-Governamentais (ABONG) - que trabalha a Cultura de Direitos articulada com outros movimentos e militantes na região da Baixada Fluminense.

Fundada oficialmente em 2003, e reformulada como instituição de direitos humanos em 2007. Sua atuação na cultura de direitos humanos foi reconhecida em 2009 pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Areté; no âmbito cultural foi qualificada como ‘Ponto de Cultura’ e tornou-se ‘Ponto de Mídia Livre’ pela realização da comunicação cidadã de interesse público. Além de receber ‘Moções de Congratulações e Aplausos’ em vários municípios de Baixada Fluminense e obter reconhecimento como instituição de Utilidade Pública municipal e estadual.
Assim, os membros e colaboradores da ComCausa vem, através deste, convidar para nossa festa que acontecerá no dia 30 de novembro de 2009, segunda-feira, a partir das 19h, na Rua Rua Athayde Pimenta de Moraes 37 - Centro - Nova Iguaçu - Baixada Fluminense.
Neste dia também estaremos apresentando o portal de comunicação C3.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

4º Meeting of Favela 2009



 A Vila Operária vai tremer neste domimgo com a realização da 4ª edição do Meering of Favela, que junta grafiteiros, rappers de todo o Brasil. O evento que reúne milhares de pessoas na comunidade com o objetivo de grafitar os muros da VO, além da grafitagem também vão rolar shows com vários artistas de todo o Brasil. Vale a pena conferir esse evento organizado pelo Kajá que é um dos maiores do Brasil.
Para quem quiser chegar na Vila Operária, segue as dicas dos organizadores.

Tome nota aí...

Vila operária, Duque de Caxias.
Meeting of favela 4ª edição
Dia 29 de novembro apartir das 10:00 hs da manhã

Onde mais uma vez estaremos somando nossas forças e a união de nossas idéias em prol da comunidade.Graffiti é isso!
Todos estão convidados...

Como chegar

Pra quem vem da Rodoviária novo Rio

Ônibus central Caxias (Empresa Jurema) via Brigadeiro lima e silva,descer na praça Humaitá 25 de Agosto e entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito) Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária
( Ponto de encontro...Colégio Estadual Vinicius de Moraes ).Ao lado da associação de moradores.

Central do Brasil
 Ônibus central Caxias (Empresa Jurema) via Brigadeiro lima e silva,descer na praça Humaitá 25 de Agosto e entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito) Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária
( Ponto de encontro...Colégio Estadual Vinicius de Moraes ).Ao lado da associação de moradores.

Central do Brasil
 Ônibus central Caxias via Beira Mar (Empresa Reginas), e pedir pra descer no ponto do cemitério na Vila Operária .
( Ponto de encontro...Colégio Estadual Vinicius de Moraes).

Quem vem de trem
 Descer na estação de caxias e sair pro lado direito da estação, pegar o ônibus Santa lúcia Beira Mar e pedir pra descer na Vila Operária No ponto do Cemitério Tanque do Anil e perguntar onde fica a associação de moradores
( Ponto de encontro...Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação de moradores.

Penha:
 Kombi,Buzão pra caxias descer no Hospital infantil atravessar a passarela e perguntar onde é praça Humaitá, entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito)
Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária
( Ponto de encontro... Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação de moradores.

Rodoviária de Niterói:
 Niterói Caxias Via 25 de agosto (Brigadeiro Lima e Silva)
Descer na praça Humaitá 25 de Agosto e entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito)Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária
( Ponto de encontro... Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação.

Madureira,Jacarepaguá
Freguesia-Caxias descer no Hospital infantil atravessar a passarela e perguntar onde é praça Humaitá, entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito). Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária
( Ponto de encontro... Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação de moradores.

Meier-Caxias:
Descer no Hospital infantil atravessar a passarela e perguntar onde é praça Humaitá, entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito).Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária
( Ponto de encontro... Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação de moradores.

CONFIRA AS NOVIDADES NO BLOG DO MEETING OF FAVELA.....

DEPOIMENTOS,VIDEOS, NOVIDADES E MUITO MAIS....
ACESSE:

http://www.meetingofavela.blogspot.com/


Jornada Cultural da Baixada Fluminense



O Sesc de São João de Meriti, recebe a partir do dia 03 de dezembro a 4ª edição da Jornada Cultural da Baixada Fluminense. O evento reúne artistas e produtores locais que discutem e elaboram projetos e ações para o setor na região. O tema desta edição e Mercado Cultural e Política Pública. O evento vai até o dia 05 de dezembro e a entrada é franca, os interessados em participar devem entrar em contato com a Fase pelo telefone: 2536-7530 ou no Sesc São João 2775-7070 .

Encontro com Artistas do Embaixada da Arte



O projeto Embaixada da Arte convida a todos para o encontro com os artistas:

Ana Ana # Bia Araújo # Deneir # Eduardo Ribeiro # Fiuza # Jorge Duarte # Ju Silveira # Julio Ferreira Sekiguchi # Nivaldo Carneiro # Raimundo Rodriguez # Roberto Tavares # Ronald Duarte

Exibição de vídeos, bate-papo sobre os trabalhos da exposição e arte contemporânea.

Quando? 27/11/09 (sexta-feira), às 15 h
Onde? Sesc Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá, Nova Iguaçu.

Favor confirmar presença através do e-mail embaixadadaarte@gmail.com

Maiores informações:
Blog: www.embaixadadaarte.blogspot.com
E-mail: embaixadadaarte@gmail.com
Tel.: (21) 2767-4166
(21) 7577-0161

Segurança Alimentar e Culinária Afro-brasileira

O Centro Cultural Casa de Pedra, realiza neste sábado dia 28 de novembro, na FEBF, o 2º Seminário "A Segurança Alimentar e a Culinária Afro-brasileira, sua influência na sociedade". Serão discutidos vários temas com especialistas do setor. A programação do evento começa as 7h com o credenciamento e segue até as 17h com várias palestras.



Veja a programação:

7:00H à 7:30H Credenciamento
8:00H Abertura Solene
9:00H: Saudações das autoridades presentes
10:00H às 11:00H 1º mesa
Política Nacional de Alimentação e Nutrição
Palestrante: Leonardo Felipe de Oliveira Ribas
Bacharel em Direito – Coordenador de Relações Institucionais – Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional

Seguimento Religioso Afro- brasileiro - Culinária do Orisá
Palestrante: Paulo José dos Reis
Terapeuta - Babalorisa do Ase Ogun Alakoro
Mediação: Pedagogo Fernando Ramos

13:00H às 14:00H Almoço

1400H às 15:00H 2º mesa
Conhecimento Biológico e Nutricional (pensando a saúde no contexto da segurança e diversidade na alimentação)
Palestrante:Juliana Pereira Casemiro- Nutricionista Coordenadora de Projetos e Gestão Nutricional Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional

Exposição sobre a Culinária Afro-brasileira
Palestrante: Iyalorisa Torody de Ogun - Ase Alakoro Wo – ONG Amaryla
Mediação: Professora Valeria Teixeira

17:00H Encerramento

A FEBF fica na Av. General Manoel Rabelo, s/n, bairro: Vila São Luiz
Informações: centroculturalcasadepedra@oi.com.br -Telefone: (021) 2775 – 0731

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Periferia Sustentável



De hoje até o dia 26 de novembro os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, promovem o III Seminário Periferia Sustentável.
O evento pretende articular os saberes acadêmicos com os fazeres artísticos, culturais e educacionais produzidos pela galera da periferia.

O evento terá palestras, conferências, oficinas e eventos culturais e será realizado no campus da FEBF, que fica na Rua General Manoel Rabelo, s/nº, na Vila São Luiz em Duque de Caxias.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: http://www.periferiasustentavel.com/

O Prêmio Mais Gostoso do Cinema Brasileiro

Pela quinta vez consecutiva o Cineclube Mate Com Angu, premia as melhores produções exibidas ao longo do ano nas suas sessões. Serão três produções premiadas com o troféu Angu de Ouro ( o prêmio mais gostoso do cinema nacional), o troféu que cada ano é confeccionado por um artista da região, foi produzido para essa edição pelo multi-artista Pablo Pablo.
Depois da sessão vai haver festa com o Dj João Xavi, que está de malas para prontas para a Europa.
O público que estiver presente na sessão pode votar e escolher o seu filme preferido, e os filmes que estão concorrendo são os seguintes:

Muro
De Tião.
Sinopse: Alma no vazio, deserto em expansão.
Brasil/PE, 2008, 18', cor e p&b, 35mm

Casa de Lama
De Rafael Chagas
Sinopse: O que fazer enquanto sua casa é alagada? Assim foi filmado e editado o filme.
Cabo Frio, RJ 5’:02” cor, digital

A Piscina do Peri
De: Fábio Galvão, Renato Dias, Chico Serra (Tv Morrinho)
Sinopse: O que acontece quando Peri resolve construir uma piscina no Morrinho e seu Vizinho Dricó está por perto? Episódio produzido para o canal Nickelodeon. Os realizadores do filme são de periferia.
Rio de Janeiro, 4’ cor

Trópico das Cabras
De: Fernando Coimbra
O casal em crise que parte do litoral para o interior de São Paulo num Chevette, para salvar ou perder de vez sua relação. Aos poucos, se entregam a um estranho jogo sexual com os desejos mais obscuros e secretos. Um jogo de atração e repulsão.
24’

Jornada ao umbigo do mundo
De: Alex Cassal e Alice Ripoll
Um grupo de guerreiros em uma viagem perigosa por uma paisagem em constante mutação. Em sua trajetória, estes heróis são devorados, desmembrados, irremediavelmente transformados pelo mundo que habitam. Um mundo de corpos que dançam, em que os limites e códigos corporais se transfiguram em novas possibilidades de significado e convivência.
06’:45”

Os Filmes que não Fiz
De: Gilberto Scarpa
Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, "Os Filmes que não fiz" mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.
MG 2008, 16’

Suzy Brasil: a Deusa da Penha Circular
De Renata Than.
Suzy Brasil, a drag queen que hipnotiza platéias com seus shows em boates no Rio de Janeiro. Marcelo, o pacato professor de biologia do ensino médio. Ambos moradores da Penha Circular, coincidência?
Doc. Rio de Janeiro 20’

Sweet Karolyne
De: Ana Bárbara Ramos
Nem Elvis, nem Jarbas morreram. É tudo uma grande invenção
PB, 15'

Para Limpar Lágrimas
De: Paulo Leminski,Cristiana Miranda . inopse: A obra de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante. Uma orquestração de relâmpagos. Um poema de amor
Doc . 10 Min . RJ. 2008






o-fim-de-uma-era-em-todo-final-de-ano todas as tradições são meticulosamente ou por acidente inventadas. mas, o fato é que elas só ganham corpo e tornam-se verdade para as pessoas quando são devidamente alimentadas com doses de um feijão-com-arroz-lúdico&bem-temperado. a vida se dá de forma cíclica e em espiral e isso acontece “desde os tempos em que o tempo não era contado”.
se toda vez que damos um passo o mundo sai do lugar é preciso que encontremos um ritmo próprio para as nossas caminhadas nesse mundo. sem medo & sem maldade.
há harmonia na desordem. há razão no imperfeito. e, acima de tudo, há beleza em meio ao caos.
grande-história-história-oral-microhistória-história-da-vida-privada. todas as teorias são incapazes de capturar o espírito da história-que-fazemos-quando-curtimos-a-vida-juntinhos. o espírito e o sentido torto do nosso tempo. este cineclube, desde sempre, é muito mais do que exibir e fazer filmes. o grito de “é nós!” (e sua variável “é noise!”) tem o sentido reforçado a cada vez que a gente se junta (em dezenas, em centenas…).
e a última sessão do belo ano de 2009, como bem manda nossa tradição, tem a missão de premiar do nosso jeitinho os melhores filmes que passaram pela tela do mate pelas sessões: pede passagem, choque de desordem, todo mundo nu ma de cinema, mate com angústia, chupa que é de uva, velhos bruxos, fronteira, seca & catapulta (ufa!). mas essa missão, obviamente, não é só nossa. você compadre, você comadre vai votar e nos ajudar a eleger que diretores vão voltar para casa com o filme queimado. boa sessão!
ANGU - (ioruba angu) 1 papa espessa de fubá cozido. 2 papa espessa de farinha de mandioca, feita com caldo de carne. 3 banana cozida, formando massa compacta. 4 papa de farinha de milho, espessa, com ou sem açúcar. 5 coisa embaraçada, confusa: o congresso dos artistas está um verdadeiro angu. 6 escrito ininteligível, sem ordem e confuso: este comentário não passa de um angu. 7 intriga, mexida. 8 barulho, briga.
OURO - (lat auru) 1 elemento de símbolo au, número atômico 79, massa atômica 196,967; metal precioso, de cor amarela e brilhante, muito pesado e dúctil, bom condutor de eletricidade e calor, de que se cunham as moedas de maior valor e se fabricam certas jóias. 2 dinheiro. 3 qualquer artefato deste metal. 4 riqueza, opulência. 5 cor amarela e muito brilhante: o ouro dos seus cabelos. 6 grande estima, grande valor: o silêncio é de ouro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Confira a programação do Festival de Teatro de Caxias

A 6ª edição do Festival de Teatro de Duque de Caxias já começou e vai até o dia 29 de novembro.
Para conferir a programação e tudo que rola no evento acompanhe o blog http://cptdc.blogspot.com/ .
A programação do 6° Festival de Teatro de Duque de Caxias é a seguinte:


21 de novembro – 19h, “Tribobó City”, no Teatro Vila Nova, próximo ao Restaurante Popular; 21h, “Allan”, no espaço Bistrô conexão Brasil, na Rua Sebastião de Oliveira, centro;

22 de novembro – 17h, “Confraternização – sarau”; 19h, “Performance street”, ambos no Teatro Vila Nova;

23 de novembro – 19h, “Osvaldo e Zenaide”, no Teatro Vila Nova;

24 de novemnbro - 10h, "Margarida e o Espantalho”; 14h, palestra “Arte na África”, com Ricardo Riso; ambos no SESC Duque de Caxias, na Avenida Governador Leonel Brizola (ex-Presidente Kennedy); 17h, “Estou indo embora, não me peça pra ficar, e depois que tiver ido, não me peça prá voltar”, no SESC Duque de Caxias; 19h, Batepapo sobre funk com o professor Aldo Vitrorio, na sede do PDT-Caxias, no centro;

25 de novembro – 11h, “Uma mulher: Feminino plural”; 15h, “O menino Maluquinho”, ambos no SESC Duque de Caxias;

26 de novembro – 10h30, “A mais forte”; 11h30, “Gênese” (ambas no SESC Duque de Caxias; 14h, Bate papo sobre Teatro e Cultura, com o fundador do CPT, ator e diretor Guedes Ferraz, no Auditório da UERJ, na Vila São Luiz; 15h, “O Boom da Poluição”, no mesmo local; 17h, “Dança’, com o grupo urbano; 17h20, Pocket show, ambos no SESC Duque de Caxias;

27 de novembro – 10h, “A farsa do Panelada”; 15h, “QSL?” (ambas no SESC Duque de Caxias); 19h, “Conversa teatral”, na sede do PDT-Caxias, no centro; 21h30, “Oliveira Show”, uma homenagem a Chico Anysio, no espaço Bistrô Conexão Brasil;

28 de novembro – 20h, “Di Malandro: a ópera rap da Malandragem”, no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

29 de novembro - 19h, o mesmo espetáculo do dia anterior, no mesmo local, marcando o encerramento oficial do evento.

Sesc Caxias homenageia Carmen Miranda

Em comemoração ao centenário da pequena notável, o Sesc Caxias, apresenta no dia 28 de novembro uma homenagem a artista com uma releitura de suas músicas com a Banda 1E99.
A entrada é franca e o Sesc Caxias, fica na rua General Argolo, 47, no Centro de Duque de Caxias.


A Serpente no Raul Cortez

Último texto de Nelson Rodrigues, A SERPENTE é um thriller de amor, traição e morte. A peça faz parte do Projeto Novas Cenas, uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado do RJ e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. Esta tragédia carioca conta a história de dois casais que se perdem no momento em que, para impedir o suicídio da irmã, que nunca havia consumado seu casamento, Guida oferece-lhe seu marido por uma noite. Esta “boa ação” torna-se trágica dando origem a um feroz sentimento de ciúme entre elas.


Ficha Técnica:
Direção: Antonio Guedes
Com Guto Urbieta, Jackie Netzach, Dudu Fádel, Rosa Felix e Jordana Shely
Cenário: Bosco Bedeschi, Camila Sá, Michele Figueiredo e Beatriz Condini.
Figurino: Isabela Massi, Virgínia Assanti e Rafaela Abreu
Produção: Jackie Netzach e Ana Beatriz Rodrigues
Realização: EBA – Escola de Belas Artes / UFRJ

4ª Feira às 19h00
R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia)
Endereço: Praça do Pacificador, s/nº, Centro, Duque de Caxias / RJ
Telefone: (21) 27713062
Não recomendado para menores de 16 anos

Rap da Malandragem em cartaz no Raul Cortez


Estréia nesse fim de semana "Di Malandro", a Ópera Rap da Malandragem, escrita pelo rapper caxiense P,10 , com direção teatral de Guedez Ferraz. A obra revisita o bom malandro, a partir de uma linguagem moderna, onde o rap é a base musical do trabalho.
A trajetória de vida do bom vivant Orfeu é o mote para a narrativa que se desenvolve em três atos. O rap de Pevirguladez e a dança do Grupo Urbanos são as linhas condutoras desta narrativa, que em dez canções e cinco coreografias, traçam um perfil da malandragem carioca, por via de seus amores, suas nuances e artimanhas. Personificado como malandro, Orfeu, morador de Caxias, sambista, compositor e poeta, é obrigado a conviver com todos os encargos que a alcunha da denominação lhe reserva. Mulheres, invejas, inimigos, popularidade, armadilhas; tudo isso serve de ingrediente para o mesmo desfilar suas habilidades e competências para sair dessas situações ileso e seguir em frente.

A história da malandragem carioca cantada pela música rap. O trabalho é o primeiro musical rap escrito e produzido por um rapper no Brasil.

Texto e Direção Geral: Allan Pereira
Direção Teatral: Guedes Ferraz
Direção Coreográfica: Adriana Miranda
Direção Musical: Odilon
Cenário: Eric Fuly
Figurino: Robson Rozza

Elenco: Allan Pereira, Angélica Boni, Ana Luiza Padilha, Diego Fábio, Edu Alves, Evelyn Borba, Fabrícia, Geraldo Coelho, Isaac Rocha, Jessé Cabral, Jorge Mineiro, Kirce, Lúcia Fraga, Marcelle Fernandez, Rômulo Mariol, Ronaldo Jacaré, Wallace.

O espetáculo estará em cartaz nos dias 28 e 20 de novembro, no Teatro Raul Cortez, as 20h, os ingressos custam R$10,00.



Posse do Conselho de Cultura de Duque de Caxias

Será realizada amanhã as 17:30h, na sede da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, a posse dos novos membros do Conselho de Cultura, eleitos para o biênio 2010 - 2011. Os novos membros tem pela frente a tarefa de acompanhar as políticas públicas realizas pela pasta na cidade e propor ações para o desenvolvimento da cultura local.

Além da posse haverá no local uma exposição organizada pelos conselheiros da cadeira de artes plásticas: Cássia Ferreira da Silva e Marco Aurélio Correa Bomfim, como representantes do Lar Dos Pimentinhas, Creche, Maternal e Jardim; apresentação de dança organizada pelos conselheiros da cadeira de produtores culturais: Bernardete Pereira da Silva Calixto e Suely Pereira da Silva Calixto, como representantes do Espaço Cultural Afrodance; apresentação de dança organizada pelos conselheiros da cadeira de produtores culturais: Bernardete Pereira da Silva Calixto e Suely Pereira da Silva Calixto, como representantes do Espaço Cultural Afrodance; apresentação de Maculelê organizada pelos conselheiros da cadeira de história, patrimônio arqueológico, arquitetônico, artístico e cultural: Walace Rocha dos Santos e José Roberto Domingos como representantes da Associação de Capoeira Casa do Engenho; apresentação teatral organizada pelos conselheiros da cadeira de artes cênicas: Wilton Cruz e Fabiana Michele Paixão Correa como representantes do Programa de Formação e Educação Comunitária – PROFEC.



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Foi divulgada a relação dos equipamentos que os usuários terão que adquirir para captar o sinal do Baixada Digital, mas o importante é frisar para que ninguém compre o material antes de visualizar a antena do local onde será feito o acesso. O equipamento custa em média cerca de R$ 150,00 e é vendido nas casas de informática.

Abaixo a relação completa dos equipamentos

01 Antena Zirok WLL-GRID 24 dBi
01 Suporte de montagem com graduação de ângulo
01 Fixador para Mastro
01 Adaptador USB Edimax EW 7318 USG
01 cabo de conexão wireless de até 06m Montado
 
 

                                                    equipamento completo
 
 
A equipe do Baixada Digital está nas ruas da Baixada para explicar todos os procedimentos para a população. Amanhã será a vez da Praça do Gramacho receber a visita dos técnicos, no sábado a Praça da Vila São Luiz e no domingo na Praça Roberto Silveira.
 


                                 O Presidente da Faetec Celso Pansera, o Secretário Alexandre Cardoso e o Presidente da Fundec Wagner Botelho.

Confira os filmes da semana no Cine Teatro Oscarito


Festival de Teatro de Caxias começa amanhã

A 6ª edição do Festival de Teatro de Caxias tem inicío amanhã as 18h, com a apresentação do espetáculo " O Boi", da Cia. Mic Produções, a apresentação será na Praça Roberto Silveira.
O Festival vai até o dia 29 de novembro, com apresentações no Sesc Caxias, na Febf, no Teatro Vila Nova e no Teatro Raul Cortez, e é organizado pelo CPT ( Centro de Pesquisas Teatrais), comandado pelo ator e  diretor Guedes Ferraz.
Para acompanhar a programação é só seguir o blog do grupo, http://cptdc.blogspot.com/.






Cineclube de Caxias Invade Sampa

Quem diria o Cineclube Mate Com Angu, invadiu São Paulo. A galera matiana, foi convidada para coordenar o cubo, dentro do Fórum da Cultura Digital Brasileira, http://culturadigital.br/aovivo/,   evento  que reune as maiores cabeças pensantes que tratam do tema no país.




imagens do cubo

O Mate, coordena o espaço dedicado aos cineclubes e apresenta todos dias sessão de filmes, além de realizar dinâmicas de grupo com os participantes do evento.
Para acompanhar os caxienses na terra da garoa acesse o blog do grupo,http://matecomangu.wordpress.com/ .



...até parece uma pintura

O Espaço Imaginário, inaugura no próximo dis 27 a sua nova exposição "...até parece uma pintura", com curadoria de Edmilson Nunes e conta com a participação dos artistas: Anete Fernandes, Deise Paiva, Fernando Barletta, Fernando Peixoto, Ivar Rocha, Luzia Veloso, Maria Cherman, Maria Lucia Maluf, Mariane Monteiro, Moises Alcuña, Robinson Oliveira e Vitor El Pescador.

A abertura da exposição será no dia 27 de novembro, a partir das 18 horas. O Espaço Imaginário fica na rua Gomes Freire, 457, Lapa.


Foto Baixada

Hoje inaugura o 1° Fotoclube da Baixada Fluminense, o evento acontece no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro às 18hs, que fica rua Getúlio Vargas , 51, Centro, Nova Iguaçu.
No local vão acontecer, dentre outras atividades, projeções/exposições e palestras de Paulo Santos e Bruna Jacubovski.

Curso de roteirização de graça em Caxias

Estão abertas as inscrições para o curso de roteirização para Cinema, que será ministrado no CINE-TEATRO OSCARITO, localizado na Praça do Galo, Parque Fluminense. As aulas começarão na primeira semana de dezembro, das 18 as 20 horas, duração de 5 meses com gravação de curtas no final. também tenho vagas para curso de teatro infantil. E o melhor ambos: GRÁTIS!
Quem está a frente do curso é a atriz e produtora Magda Rezende, que tem em seu currículo várias produções de sucesso.

Cursos de Cinema em Nova Iguaçu

A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu está abrindo inscrições para o Mergulho Cinematográfico de Verão, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro (sábado e domingo!), de 9h às 17h.
Sábado o "mergulho" será sobre a História do Quadrinho, com Rodrigo Fonseca, crítico de cinema do Jornal O Globo.
No domingo, o "mergulho" será sobre a História do Cinema Brasileiro, com Daniel Schenker, crítico de cinema do Jornal do Brasil e do site www.criticos.com.br
As inscrições estão abertas, para novos e antigos alunos!

Para se inscrever basta ligar para 2886-3889.

Garanta logo a sua vaga, como sempre é de GRAÇA!!!!!

 ESCOLA LIVRE DE CINEMA

Rua Santos Filho, 87

Miguel Couto - Nova Iguaçu - RJ

Tel.: 21 2886-3889 - Escola

21 2507-2909 - Escritório Reperiferia

Ponto Brasil estréia dia 21 na Tv Brasil




Programa cria uma nova dinâmica de produção colaborativa audiovisual



O Ponto Brasil é o único programa de televisão realizado de modo integralmente colaborativo por cerca de 100 pontos de cultura e coletivos audiovisuais. A primeira temporada estreia na TV Brasil dia 21 de novembro às 23h45.

São 14 episódios temáticos de meia hora compostos por trabalhos realizados em todo país. Cerca de 400 pessoas, envolvidas no projeto, produziram 130 vídeos em 18 semanas de gravação, durante o ano de 2009. Desde os primeiros argumentos até a edição, cada vídeo é assinado por grupos que se reuniram sob a orquestração da equipe fixa do Ponto Brasil. O Cineclube Mate Com Angu, de Duque de Caxias também participou do projeto.

Grande parte desse processo colaborativo ocorre pela internet. O Ponto Brasil desenvolveu um método online de criação de conteúdo e produção audiovisual que está registrado na plataforma de trabalho www.pontobrasil.org.br.

O Ponto Brasil esteve em Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Acre e Pará. Em cada estado, houve uma intensa mobilização virtual, durante dois meses, pontuada por alguns encontros presenciais e muitas reuniões por skype, culminando em uma semana de gravações detalhadamente planejada ao longo desse período.

Os materiais produzidos pelo Brasil afora estão misturados em cada um dos programas. Cada episódio reúne, em torno de um tema-eixo, interpretações deste mote realizadas a partir do amplo leque de coletivos que compõem a rede Ponto Brasil, resultando em 14 caleidoscópios culturais em forma de programas de televisão.

O Ponto Brasil é uma co-produção TV Brasil e Secretaria de Cidadania Cultural (MinC).

Ponto Brasil

Série inédita de 14 programas de televisão, feita por 100 Pontos de Cultura e coletivos populares, em 15 estados brasileiros ao longo de um ano de processo colaborativo

Estreia dia 21.11, 23h45, TV Brasil
tv aberta, canal 2 no Rio e Maranhão;
tv por satélite, canal 116 em todo o Brasil.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Amanhã tem chorinho de graça no Raul Cortez




SHOW ITINERANTE 2009 “WALDIR AZEVEDO
por RONALDINHO DO CAVAQUINHO” (Música)

Depois de grande sucesso no ano passado, com um público acima de 5 mil pessoas, o show itinerante de 2009, de Ronaldinho do Cavaquinho, passa por oito cidades do Estado do RJ homenageando os 60 anos de “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo. No repertório, os mega sucessos e músicas inéditas de Waldir Azevedo, interpretadas pela maior revelação do choro: o virtuoso e show man Ronaldinho do Cavaquinho. Um espetáculo feito especialmente para quem aprecia ritmos e gêneros musicais que expressam toda nossa brasilidade.

Ficha Técnica:
Direção Musical: Ronaldinho do Cavaquinho
Produção Musical: Wellington Monteiro
Elaboração e Coordenação: Lúcia Romano
Com Álvaro Barcelos (percussão), Gabriel Oliveira (violão 7 cordas), João Rafael (pandeiro) e Wellington Monteiro (cavaquinho de centro)


5ª Feira às 13h00 (Hora do almoço!)
Entrada Franca (Distribuição de senhas 2 horas antes do espetáculo)
Endereço: Praça do Pacificador, s/nº, Centro, Duque de Caxias / RJ
Telefone: (21) 27713062
Não recomendado para menores de 12 anos

Baixada Zumbi

TRIBUTO A LUIZ CARLOS DA VILA

Baixada Zumbi, presta homenagem a Luiz Carlos da Vila, o evento acontecerá no espaço Estação Bairro Escola, na Av.Amaral Peixoto s/n, centro de Nova Iguaçu, próximo ao viaduto e ao Restaurante Popular, em frente à rodoviária e junto à Via Light.
O show “Baixada Zumbi/Tributo a Luiz Carlos da Vila” será realizado no dia 19 de novembro, de graça a partir das 20h reunindo grandes nomes da MPB como Elza Soares, Sombrinha, Fundo de Quintal, Dudu Nobre, Martn’ália, Cláudio Jorge, Leandro Sapucahy, Seu Jorge, Dorina, Mauro Diniz, Moyseis Marques, Moacyr Luz, Luiza Dionizio e Marcelinho Moreira.

Mapa das antenas está no ar

Os internautas agora podem acompanhar o projeto Baixada Digital. Já está no ar o site http://www.baixadadigital.rj.com.br/, com as informações sobre o projeto, nele o usuário pode acompanhar o mapa onde as antenas estão localizadas, que são essenciais para que seja possível fazer o acesso a internet.
Hoje pela manhã o Secretario de Estado Alexandre Cardoso, apresentou o projeto para a imprensa da Baixada Fluminense.
A Faetec está com uma van nas ruas da Baixada Fluminense tirando as dúvidas dos usuários, com uma amostra da antena que o usuário deverá adquirir para captar o sinal da internet. Amanhã  a esquipe estará na Praça da Matriz, em São João de Meriti.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nesta Quarta tem Debate em São João

O Sesc Rio e a Cia de Jovens Griôts, realizam nesta quarta um debate em São João de Meriti. O Projeto Motirõ Abaetetuba, contará com a participação do escritor Nielson Rosa Bezerra, autor do livro: As Chaves da Liberdade - Confluências da escravidão no recôncavo do Rio de Janeiro; da escritora Maria do Carmo Gregório, autora do livro: Solano Trindade, o Poeta das artes do povo; e  da escritora Elaine Marcelino, autora do livro: Mulheres Incríveis.
O evento acontece nesta quarta-feira dia 18 de novembro, a partir das 19h, no auditório da Faculdade Estácio de Sá de São João de Meriti, que fica na Avenida Automóvel Clube, 234, no Vilar dos Teles.


O MATE COM ANGU VAI INVADIR O CINESANTA

O MATE COM ANGU VAI INVADIR O CINESANTA




Nesta próxima terça, dia 17, às 21h. O Cinesanta vai receber o Mate Com Angu com sua Sessão Catapulta - sessão onde o mate dedica-se a lançar uma nova safra de filmes. Será uma reprise remix do que aconteceu no último dia 28 de outubro em Caxias.

Nesta nova safra de filmes, esta incluso "Queimado", o novo  filme do cineasta caxiense Igor Barradas. produzido em 16mm e finalizado em Full HD. O filme ficou pronto depois de um ano e meio de muito suor, sangue, lágrimas e dívidas, acompanhando "Queimado", temos outras pérolas:

Bicho Lamparão, de Rafael Mazza e Rodrigo Folhes (genial)

Salomé, de Igor Cabral (arrepiante)
e "Nina Vida, Adereço de uma Manhã de Carnaval", de Sabrina Bitencourt

E teremos também um filme convidado, o belo "Monocelular", do meu amigo Felipe Cataldo.
será uma noite bonita.
então é isso

SESSÃO CATAPULTA NO CINESANTA

Dia: 17/11 - terça

hora: 21h (vai começar em ponto)

endreço: Largo do Guimarães, 136

entrada: R$ 6,00

(sala sujeita a lotação)

Festival Oficina do Rock

A galera que curte o melhor do rock na Baixada tem uma boa dica para o sábado dia 21 de novembro, com a realização do primeiro Festival Oficina do Rock, que acontece em Mesquita.


Cineclube da Febf realiza sessão especial amanhã

O Cineclube da FEBF, realiza amanhã apartir das 18h no pátio da Faculdade, uma sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Além dos filmes vai rolar uma exposição itinerante com um varal de poesias de Solano Trindade.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Feijoada da Canela

Neste domingo dia 15 de novembro, o rapper P,10, organiza a Feijoada da Canela. Será a primeira edição do evento que promete sacudir a cidade.  P,10 vai apresentar  o repertório de seu trabalho Di Malandro- A Ópera Rap da Malandragem, que estréia dia 28 de novembro no Teatro Raul Cortez. Além disso, P,10 recebe como convidada especial, a Velha Guarda da Grande Rio. O grupo Caxias Samba Show comanda uma animada roda de samba, enquanto os Djs do grupo Studio A põem o melhor da Black Music nos intervalos.

A feijoada vai rolar na Lira de Ouro, a partir das 12h, e os ingressos custam R$ 10,00.

Mais sobre P,10 em:
www.myspace.com/pevirguladez
www.youtube.com/pevirguladez
www.fotolog.com/canelafina



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Buraco do Getúlio realiza Sessão Erótica

A sensualidade e o erotimso vai rolar amanhã no Cineclube Buraco do Getúlio de Nova Iguaçu. A sessão que começa as 21h vai contar além dos filmes com música, poesia e performances, e acontece no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, que fica na Rua Getúlio Vargas, 51 no Centro de Nova Iguaçu. A entrada custa R$ 3,00.


Sesc Caxias apresenta Filmes Franceses

MOSTRA DO CINEMA FRANCÊS CONTEMPORÂNEO


Em comemoração ao ano da França no Brasil, mostra de filmes selecionados em festivais internacionais e premiados, na França e no exterior. Curadoria dos filmes da Revista Les Cahiers Du Cinéma. Em parceria com o SESC e a Embaixada da França.
- No Sesc Duque de Caxias

. 12/11 - Povoado Number One - Mal saiu da prisão, Kamel é expulso da França para seu país de origem. O exílio forçado o leva a observar com lucidez um país em plena transformação. De Rabah Ameur-Zaïmeche.

. 13/11 - Assassinas - O encontro de duas jovens normais e um pouco frágeis. Entre elas, uma identificação imediata, pois juntas são fortes e eufóricas. De Patrice Grandperret. 15h. Grátis. [16 anos]


Emabiaxada da Arte no Sesc de Nova Iguaçu

O Embaixada da Arte, exposição com os artistas plásticos: Raimundo Rodriguez, Julio Sekguchi, Deneir, Jorge Duarte, Roberto Tavares, Ronald Duarte e convidados, abre suas portas a partir deste sábado no Sesc de Nova Iguaçu. A exposição começa a partir das 19h, e o Sesc fica na Rua Dom Adriano Hipólito, n° 10, Moquetá, Nova Iguaçu, RJ.

Agendamento de visitas para grupos: (21) 7577-0161



Chá de Histórias homenageia Francisco Gregório Filho

O Chá de Histórias, projeto organizado pela professora Hellenice, homenageia na próxima quarta-feira dia 11 de novembro, o escritor e contador de histórias, Francisco Gregório Filho, o escritor natural do Acre foi um dos destaques da Bienal da Floresta.
O evento que pretende estimular o hábito da leitura acontece a partir das 14h na Biblioteca de Xérem.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Juventude de Duque de Caxias realiza Fórum

Os jovens da cidade vão se reunir no próximo domingo, o  encontro visa contribuir na criação do Fórum da Juventude, através da formação e informação, para o fortalecimento de um espaço de discussão da juventude em Duque de Caxias.
O evento será realizado na sede do Sindicato dos Bancários da Baixada, que fica na rua  Prof. Henrique Ferreira Gomes, 179 - Centro, Duque de Caxias.

O encontro esta marcado para as 08:30h e termina as 12h.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cobertura do Sepultura em Caxias

Para quem como eu, perdeu o show do Sepultura em Duque de Caxias, vale a pena dar um pulo no blog do JP, para ver a cobertura completa do evento.
Confira também a nova animação de JP, o Cara Boladão.

http://www.sacadasdojp.blogspot.com/


Sepultura em Duque de Caxias

Lira de Ouro exibe filmes nacionais de graça

O Ponto de Cultura Lira de Ouro, em parceria com a Ticket, apresenta durante essa semana uma série de filmes nacionais. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional da Cultura e exibe a mesma programação em várias cidades do país.
A programação que vai acontecer de quinta a sábado em dois horários, com filmes para as crianças e   adultos.




Segue a programação dos filmes


Quinta-feira - 05/11

16h - Pequenas Histórias
(classificação indicativa: livre)

Com Marieta Severo, Patrícia Pillar, Paulo José e Gero Camilo

19h - Chega de Saudade
(classificação 12 anos)

Com Maria Flor, Paulo Vilhena, Betty Faria, Cássia Kiss, Stepan Necerssian e Tônia Carrero.

Sexta-feira - 06/11

16h- Castelo Rá-Tim-Bum- O Filme
(classificação livre)

Com Marieta Severo, Rosi Campos, Sérgio Mamberti e Pascoal Conceição.

19h- Se Eu Fosse Você 2
( classificação 10 anos)

Com Tony Ramos, Glória Pires, Cássio Gabus Mendes e Isabelle Drumond.

Sábado - 07/11

16h - Cine Gibi 3
(classificação livre)

Com a Turma da Mônica

19h- Bodas de Papel
(classificação livre)

Com Helena Ranaldi, Dáriio Grandinetti, Walmor Chagas e Cleide Yaconis.

O Ponto de Cultura Lira de Ouro, fica na Rua Sebastião de Oliveira, 72 no Centro de Duque de Caxias e a entrada é franca.

Exposição sobre Metre Vitalino em Caxias

O Museu Casa do Pontal inaugura exposição educativa sobre Mestre Vitalino, cujo centenário é celebrado este ano. Foi a partir das criações do Mestre pernambucano, que outros artistas foram revelados e surgiu no Alto do Moura, próximo a Caruaru, o mais importante núcleo de arte popular do país!

A Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias, abriga a mostra no mês das crianças.
A exposição educativa “Mestre Vitalino, a arte popular ganha o mundo - acervo Museu Casa do Pontal” presta uma homenagem ao maior ícone da arte popular brasileira no ano em que se comemora seu centenário de nascimento. A exposição faz parte do programa de ações educativas pelo Museu Casa do Pontal que anualmente promove a itinerância do acervo por centros culturais, bibliotecas públicas e pontos de cultura.
Segundo Angela Mascelani, antropóloga e curadora do mostra: “A arte brasileira deve muito a Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino. Graças às suas esculturas, o Brasil despertou para o vasto território da criação plástica popular. Sua projeção no cenário nacional, especialmente a partir de 1947 quando participou de uma mostra no Rio de Janeiro, impulsionou a criação de um verdadeiro pólo cerâmico no Alto do Moura em Caruaru (PE) e despertou o Brasil para o reconhecimento de outros tantos artistas em todo o país.“
A inauguração da mostra será no dia 7 de novembro, na Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias. A mostra ficará em exibição Bilioteca até 21 de novembro e serão oferecidas visitas monitoradas, teatralizadas e oficina de formação continuada em arte popular para educadores e gestores sócio-culturais (informações pelo telefone 2672-8883).


Exposição Mestre Vitalino, a arte popular ganha o mundo – acervo Museu Casa do Pontal.

Mostra educativa em homenagem ao centenário de Mestre Vitalino, apresentando obras de artistas como Manuel Eudócio, Zé Caboclo, Luiz Antônio, Marliete, Galdino e outros do Alto do Moura, em Caruaru, PE.
Abertura: 7 de novembro de 2009.
Ação Educativa (formação continuada e visita teatralizada): 10 de novembro.
Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola
Praça do Pacificador, Centro. Duque de Caxias. Tels: 2672-8883.
Até 21 de novembro de 2009. Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Sábado das 9h às 13h
Visitas escolares sob agendamento.
Entrada franca.

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...