Estamos comemorando a 11ª Semana Nacional de Museus. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Este nosso evento integra as atividades deste ano, quando instituições museológicas de todo o país estão promovendo atividades em torno do tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”.
Por isso, o Instituto Histórico da CMDC resolveu reunir alunos, pesquisadores, artistas e demais interessados para comemorar juntos, tanto a Semana de Museus como o Dia da Baixada Fluminense (30 de abril).
“A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intuições e memórias que pulsam, na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações” (IBRAM). Museus trazem ao presente a memória do passado e, por acreditar que os objetivos do Instituto Histórico são recuperar a memória e divulgar a nossa história, resolvemos, com nossos parceiros (Asamih, NuMeDoc/Inova, PPGLCH e Unigranrio), trazer a Mostra “Compartilhando a Cidade: Tradição e Modernidade” para o salão do Instituto Histórico a fim de recuperarmos um pouco de nossa própria história e da memória da Baixada. Além disso, estamos lançando também a Revista Pilares da História na sua 13ª edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário