quinta-feira, 9 de maio de 2013

INSTITUTO HISTÓRICO NA 11ª SEMANA DE MUSEUS


     Estamos comemorando a 11ª Semana Nacional de Museus. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Este nosso evento integra as atividades deste ano, quando instituições museológicas de todo o país estão promovendo atividades em torno do tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”.
      Por isso, o Instituto Histórico da CMDC resolveu reunir alunos, pesquisadores, artistas e demais interessados para comemorar juntos, tanto a Semana de Museus como o Dia da Baixada Fluminense (30 de abril).
     “A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intuições e memórias que pulsam, na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações” (IBRAM). Museus trazem ao presente a memória do passado e, por acreditar que os objetivos do Instituto Histórico são recuperar a memória e divulgar a nossa história, resolvemos, com nossos parceiros (Asamih, NuMeDoc/Inova, PPGLCH e Unigranrio), trazer a Mostra “Compartilhando a Cidade: Tradição e Modernidade” para o salão do Instituto Histórico a fim de recuperarmos um pouco de nossa própria história e da memória da Baixada. Além disso, estamos lançando também a Revista Pilares da História na sua 13ª edição.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...