Nesta quarta-feira o Teatro Raul Cortez recebe no seu palco o projeto Brasil Classical Série Rio. O projeto pretende promover o encontro da música de câmara com o público, através de duas gerações, sendo a primeira formada por músicos consagrados e a segunda por jovens músicos. A direção artística é da pianista Simone Leitão.
Simone Leitão tem traçado seu próprio caminho e apontado para uma nova direção de como a carreira de pianista pode estar inserida na contemporaneidade.
Pianista, Doutora em Música em piano performance e musicologia pela University of Miami, empresária, fundadora e diretora artística da Brasil Classical (desde 2009) e da Semana Internacional de Música de Câmara do Rio entre outros empreendimentos musicais, ela é entusiasta da novo momento que a música de concerto e a educação musical vivem no Brasil do século XXI. Ainda em 2012 fará extensa turnê brasileira (8 cidades) com sua recém formada Academia Jovem Concertante com 21 jovens brasileiros e o violinista Daniel Guedes.
Como solista e camerista com carreira nas Américas, Europa e China, Simone é reconhecida pelo público e crítica como excelente intérprete de Bach, Prokofiev, Rachmaninoff e compositores das Américas. Em março desse ano teve vitorioso debut no Carnegie Hall em NYC com seu trio (também formado por Daniel Guedes e Hugo Pilger) Simone já se apresentou como solista em orquestras como a Miami Symphony e em teatros como Knight Concert Hall, Gusman Hall, Sala São Paulo, Linderman Saal, Gewandhaus zu Leipzig e Sala Cecília Meireles, Qingdao Concert Hall and Ningbo Concert Hall.
Colaborou com maestros como Ricardo Castro, Eduardo Marturet, Luiz Fernando Malheiro e Guilherme Bernstein entre outros. Em abril desse ano também fez seu debut na BBC Radio 3 onde lançou seu CD solo pela MSR Classics em Londres.
Simone Leitão possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela University of Miami, Mestrado pela Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. Especialista nas obras para piano e orquestra de Villa-Lobos, estudou com Ivan Davis (aluno de Vladimir Horowitz), Linda Bustani no Brasil e Geir Braaten na Noruega.
O concerto tem entrada franca e começa às 15h, no Teatro Raul Cortez.
Neste blog você vai encontrar meus trabalhos artísticos e alguns pitacos sobre cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente
Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...
-
Estive visitando o Asé Pantanal, uma das casas mais tradicionais do candomblé de Duque de Caxias. Fomos recebidos pela Mãe Maria e demais me...
-
Para a galera que esta afim de acompanhar a sessão do Mate Com Angu hoje e não tem como se deslocar para a cidade de Duque de Caxias, não pr...
-
Os gestores de cultura da Baixada Fluminense, reunidos na cidade de Duque de Caxias, na última terça-feira, elegeram o secretário municipal ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário