sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prêmio Nobel de Física Serge Haroche fará palestra em Duque de Caxias

O cientista Serge Haroche prêmio Nobel de Física de 2012, participa na próxima semana do evento "De Frente com o Cientista", do Museu Ciência e Vida.

Serge Haroche nasceu em Casablanca, Marrocos, em 1944. Estudou na Escola Normal Superior de Paris (ENS). Ao sair da ENS, integrou o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), um dos principais centros europeus de pesquisa. Professor na École Polytechnique e na Universidade Pierre e Marie Curie, também ensinou durante nove anos na Universidade Yale, nos Estados Unidos.
Nomeado em 2001 professor do Collège de France da disciplina de física quântica, Haroche liderou o grupo de eletrodinâmica dos sistemas simples no laboratório Kastler Brossel do Departamento de Física da ENS. O pesquisador é um forte defensor da investigação fundamental, "a pesquisa com base em pura curiosidade". Serge Haroche é membro da Académie des Sciences, da Academia Europeia de Ciências e membro associado da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. 
Em 2008, com seu colega do ENS Jean-Michel Raimond, Haroche conseguiu observar a passagem da física quântica para a física clássica em um pequeno conjunto de fótons, partículas que constituem a luz. Para isso, utilizaram uma cavidade revestida de espelhos capaz de prender durante muito tempo fótons e um método de observação de fótons que perturba muito pouco estas partículas. Também puderam observar a passagem de fótons de um estado atípico do mundo quântico a um estado que corresponde perfeitamente à física clássica, este fenômeno chamado de "decoerência" ocorreu sob sua observação. 
Em 2012 Serge Haroche, junto com David Wineland, foi condecorado com o prêmio Nobel de Física, por inovadores métodos experimentais que permitem a medição e a manipulação de partículas quânticas individuais. Haroche e Wineland pesquisam o campo de óptica quântica, que lida com a interação entre luz e matéria. Trabalhando separadamente e com "métodos laboratoriais engenhosos", os dois cientistas conseguiram medir e controlar os estados quânticos frágeis que haviam sido teorizados como impossíveis de serem observados diretamente. Wineland conseguiu um método para captar íons, átomos carregados, e medi-los com luz, enquanto Haroche controlou e mediu fótons, partículas que constituem a luz. 
O evento será no dia 09 de maio, às 10h e terá tradução simultânea.





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...