quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Curso de Gestores e Agentes Culturais tem 362 inscritos de 81 municípios do Rio de Janeiro

Aula inaugural será neste sábado, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Acontece neste sábado, 29 de agosto, a partir das 9h, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, a aula inaugural do Curso de Gestores e Agentes Culturais. O curso faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios (PADEC) e é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação CECIERJ e a FAETEC. Ao todo, foram inscritas 362 pessoas de 81 municípios, divididas em 13 turmas.

Ao final, alunos que tiverem  diploma de ensino superior receberão o certificado de aperfeiçoamento em Gestão Pública e Agenciamento Cultural. Os demais receberão certificado de Qualificação Profissional em Gestão Pública e Agenciamento Cultural.

Na primeira aula os alunos irão conhecer os professores, tutores e dinamizadores do corpo docente e receberão as senhas de acesso para o conteúdo didático, que será disponibilizado no portal do CECIERJ. O encontro começará às 8h20, com um café de boas-vindas. Às 9h20 começa a mesa de abertura com a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, e com o Secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu. Também participam da mesa o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; o Presidente da Faetec, Wagner Victer; o Presidente da Fundação CECIERJ, Carlos Bielschowsky; o representante do MEC, Rafael Almada; o Coordenador da Pós-Graduação de Cultura e Territorialidades da UFF, Luiz Algusto Rodrigues; o Presidente da Comissão de Cultura da Alerj, Deputado Zaqueu Teixeira; e o Chefe da Representação Regional (RJ/ES) do MinC, Adair Rocha.

Às 10h é a vez do painel “A complexidade do conceito de cultura, suas mutações, transversalidades e os desafios contemporâneos da gestão cultural”, com a professora e especialista Eliane Costa. Em seguida, as professoras Lúcia Pardo, Luciana Guilherme e Deborah Lima realizarão o painel “Políticas públicas de cultura - Diversidade, desenvolvimento e gestão pública de cultura”. Ao final, os coordenadores, tutores e dinamizadores serão apresentados e começam debates e trocas entre os participantes. Às 12h30 haverá uma pausa para o almoço e às 14h20 as turmas serão apresentadas a seus professores.

Ao longo do curso serão realizados quatro encontros presenciais: o primeiro é este, em Duque de Caxias. Depois, acontecerão mais dois nos municípios dos alunos, em outubro e fevereiro, e o último, em abril, em local ainda a ser definido. 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...