Os 64 curtas-metragens estarão divididos em sete programas, dentre eles, o Panorama Infantil (voltado especialmente para as crianças), Panorama Ibero-América, e o Portugal em Foco, com curadoria feita em parceria com a Casa de Animação de Portugal.
O Brasil vem em maioria, representado por 28 produções, dentre elas, “Errei na Dose dos Estudos”, da turma do Cinema Nosso; “O Céu no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta; “Furico & Fiofó”, de Fernando Miller; “Guitarrista no Telhado”, de Guto Bozzetti; “Os Sustentáveis”, de Lisandro Santos; e “Tembîara”, de Jackson Abacatu.
Da Argentina, também foram selecionadas sete curtas, com destaque para as produções “En La Opera” e “Luminaris”, do consagrado diretor Juan Pablo Zaramella, um dos nomes internacionais mais badalados da atualidade no mundo do cinema animado. Da Espanha serão exibidos 16 filmes, dentre eles “Daisy Cutter”, de Enrique Garcia e Ruben Salazar; “Dogballs”, de Ernesto Felipe Díaz e Hugo Llanas Lumbierres; “Les Bessones del Carrer de Ponent”, de Marc Riba e Anna Solanas; e “El Gran Viaje”, de Luis Téllez. Equador, Chile e México terão uma produção cada: “Canicas de Cuento”, de Carlos Sosa; “Paraiso Terrenal”, de Tomas Welss; e “Xochimilco 1914”, de Viumasters, respectivamente.
Assim como nas edições anteriores, todas as sessões da Mostra serão gratuitas.
A Mostra tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e apoio da Casa de Animação (Portugal), Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ) e do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário