quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Canteiro Escola da Faetec forma a sua primeira turma na próxima sexta-feira, em Duque de Caxias


Cerca de 60 pessoas, a maioria ex-catadores, foram capacitadas em cursos oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para atuarem na Construção Civil e estão com a formatura marcada para próxima sexta-feira (10/8), às 18h, na sede da escola. Dois meses após a inauguração, o Canteiro Escola já transforma a realidade de ex-catadores de material reciclável do extinto Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

– Essa escola é uma oportunidade maravilhosa. Aqui as pessoas aprendem a abrir portas. Eu, por exemplo, estou construindo a minha casa com o que aprendi aqui – explica a ex-catadora do Lixão de Gramacho e aluna do curso de Pedreiro Izonilda Ferreira.
O Canteiro Escola é resultado de uma parceria entre a Faetec, que é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e a Associação Carioca de Catadores e Ex-catadores (Acex). A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).
Para o diretor da ACEX, Absalão Alves Gonçalves, a escola representa mudança de paradigmas de vida.
– Cerca de 95% dos catadores não sabem fazer outra coisa, senão a reciclagem. Aqui eles estão aprendendo uma profissão que promoverá novos rumos para suas vidas – comenta o ex-catador que trabalhou por 26 anos no Aterro de Jardim Gramacho.
Alunos, professores e coordenação do Canteiro Escola da Faetec

O projeto, que funciona numa estrutura de 936 m², recebeu investimento de R$ 250 mil. Além dos cursos para a Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Pedreiro de Alvenaria, Carpinteiro de Obras e Informática Básica, a unidade oferece aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática.
Todos os cursos oferecidos pela escola são gratuitos e têm como público alvo requalificar os profissionais que dependiam do funcionamento da área do Lixão, que funcionava há mais de 30 anos às margens da Baía de Guanabara, considerado o maior da América Latina. Os moradores do entorno da escola também podem usufruir da unidade.
Outro que também reconhece a transformação de vida é o ex-catador Marco José Tavares, hoje aluno dos cursos de Pedreiro e de Carpinteiro, que já trabalha na Construção Civil.
– Trabalhar no Aterro era como estar em uma guerra e na guerra você vê de tudo um pouco. Para sobreviver a gente deixava passar o que não servia e se agarrava naquilo que mantinha a nossa sobrevivência. Agora, saímos de uma guerra e voltamos sonhar – desabafa.

Unidade é voltada para a qualificação profissional de ex-catadores e comunidade



 Parcerias
O coordenador do Canteiro Escola, Helymar Araújo, ressalta que o sucesso do projeto é fruto de parcerias bastante consolidadas.

– O comprometimento da Faetec que acreditou na ideia e a dedicação dos professores, aliado ao empenho dos alunos estão promovendo o resgate da cidadania dessas pessoas – pontua Helymar Araújo.

Outro ponto para o sucesso do projeto são as oportunidades profissionais que empresas da região estão oferecendo para os alunos da escola e a contribuição de instituições da Construção Civil para o êxito da iniciativa. Um dos parceiros do Canteiro Escola é o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci) que promove palestras com especialistas do setor e cadastro dos alunos em seu banco de empregos.    
O resultado dessas parcerias é a confiança que muitos alunos depositam nesse novo futuro profissional. Esse é o caso do motorista Hélio de Anchieta, que destaca a qualidade do ensino oferecido e faz planos.
– O curso foi muito bom. Ao terminar o a qualificação, pretendo aperfeiçoar-me ainda mais na área e no futuro ser um profissional completo. Há pessoas que acreditam em um futuro melhor e essa escola contribui bastante com isso – ressalta o aluno do curso de Eletricista.
O Canteiro Escola Jardim Gramacho fica na rua Bragança, lote 31, quadra 202 – Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...