terça-feira, 17 de março de 2015

Alguma coisa está fora da ordem? Ou o retorno do Condor?

Não é somente o Brasil que vive um clima de desastabilização institucional, outras nações latinoamericanas também tem experimentado situações semelhantes. Essa semana recebi esse email de um amigo argentino.


"André, disculpame, estaba viajando con poca o nula conectividad.
Parece que hay dificultades en mantener la fecha y agenda original para abril, atento al clima polìtico en cada uno de nuestros países, sobre todo en Argentina (se iniciaron estos días las campañas electorales y un clima de desestabilización institucional)  y Chile (serio conflicto que afecta a la presidenta Bachelet y compromete a la base de gobierno), situaciones que contaminan las negociaciones y complican el armado institucional."

Estavamos tratando de um evento que ocorreria na Argentina em abril, com representantes do Brasil, Chile e Argentina. Isso não pode ser coisa do acaso, são três países com realidades um pouco distintas no campo institucional. 
Será que fatores externos estão influenciando para que seja quebrada a ordem institucional da região?

 Recentemente acompanhei um debate na rede esponhala TVE, que falava da perda do dominio norte-americano na região, e que os EUA, estava traçando sua estratégia com vistas a retomar o protagonismo regional.

Estranho que tudo isso aconteça, após um realinhamento de forças no cenário internacional, com a criação por parte dos BRICs, de instrumentos multilaterais de ajuda e cooperação.

Será que estamos vivenciando uma  nova Operação Condor, patrocinada pelo Departamento de Estado Norte Americano?

O que foi a Operação Condor.
http://www.cnv.gov.br/index.php/2-uncategorised/417-operacao-condor-e-a-ditadura-no-brasil-analise-de-documentos-desclassificados

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...