sexta-feira, 13 de março de 2015

CURSO DE QUALIFICAÇÃO TORNA DUQUE DE CAXIAS POLO DA DANÇA NA BAIXADA FLUMINENSE

Um dos países mais rico de talentos na dança, o Brasil sofre com a falta de qualificação de instrutores da área. E para mudar esse panorama na Baixada Fluminense, a secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias está trazendo para cidade o Curso de Qualificação para Instrutores de Dança (CQID) oferecido pelo Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural (IBAC). Com início previsto para 28 de março, o curso tem como objetivo orientar e capacitar professores de dança, permitindo uma atuação no mercado de trabalho com qualidade profissional, melhor qualificação e continuidade de desenvolvimento.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, enxerga nessa vinda uma grande oportunidade de capacitação para os profissionais da área. “A dança é uma cultura muito forte no município. Com o Curso de Qualificação para Instrutores de Dança queremos capacitar os professores para que esses possam formar profissionais cada vez melhores. Estamos caminhando para tornar Caxias um polo da dança na Baixada Fluminense. Somente no mês de março conseguimos trazer uma edição do Festival do Conselho Brasileiro de Dança e agora o CQID”, disse.
Coordenadora geral do CQID e membro do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Denise Acquarone, esteve reunida nesta quinta-feira (12/3), com o secretário Jesus Chediak e com a delegada do Conselho Brasileiro de Dança do Rio de Janeiro, Flavia Burlini, e ressaltou a importância da qualificação dos profissionais que trabalham com a dança no país.
“O Brasil hoje é um país que exporta mais bailarinos do que jogadores de futebol. Temos a matéria-prima, mas faltam investimentos na área. A relevância da proposta do CQID deve-se ao fato que a partir do momento que houver número considerável de instrutores de dança treinados e reciclados, a identidade da classe será fortalecida, adquirindo maior representatividade e qualidade de instrução”, explica Denise.
CQID
Criado em 2010 para atender profissionais da área de dança atuantes no mercado de trabalho, o Curso de Qualificação para Instrutores de Dança obteve um grande sucesso sendo ampliado e reestruturado no ano seguinte devido à grande procura no Rio de Janeiro. Para 2015, a proposta é levar o CQID para outros estados brasileiros e também para fora do país, na expectativa de oferecer uma nova mentalidade na instrução e prática de dança, possibilitando o acesso a informações já experimentadas e com resultado positivo.
“Esse ano começamos a expandir o curso para outros municípios. Primeiro levamos para Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, e agora estamos trazendo para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense”, comentou Denise Acquarone.
Voltado para professores de dança em geral que já atuam ou pretendem entrar no mercado de trabalho, o CQID propõe a organização de uma linguagem didática específica aprofundando o conhecimento e a prática de metodologias reconhecidas, utilizadas para o ensino da dança em geral. São oferecidas palestras com profissionais convidados, seminários, dinâmicas de grupo, pesquisas bibliográficas e audiovisuais e prática de instrução supervisionada. O curso é uma excelente oportunidade para a aplicação de metodologias específicas para o ensino da dança, de reciclagem e atualização dos fundamentos de cada modalidade.
“O curso me deu uma base maior em relação à fala de professor diante da turma e em relação aos pais das alunas. Forneceu-me bastante material prático nas aulas de Consciência Corporal, como passar para minhas alunas em relação à musculatura e pude levar para a sala de aula de uma maneira bastante interessante, colocando dentro do cotidiano das alunas. Nas aulas da pré-escola, pude observar alguns detalhes de como podemos transformar nossa aula em pura magia, ou seja, fazer os movimentos do Ballet Clássico com sentimentos”, destaca Paula Barboza, ex-aluna do CQID, da turma de Ballet Clássico nível básico de 2012.
Moradora da Vila São Luiz, no primeiro distrito, Mayana Pena, de 21 anos, é professora na escola de dança Adriana Miranda e não vê a hora de poder começar o CQID de Jazz. “Não basta saber ballet para poder ensinar. Ser bailarina é diferente de ser professora, porque temos que cuidar de outros corpos e não somente o nosso. Por isso, o CQID é muito importante para capacitação dos profissionais. Não vejo a hora de poder começar as aulas”, finaliza.
SERVIÇO
Atividade: Curso de Qualificação para Instrutores de Dança
Início: 28/3
Inscrições e Informações: site http://www.cqid.com.br/
Duração: A carga horária é de 80 horas em dois semestres de 40 horas cada, com encontros mensais em blocos de oito horas. Os alunos que obtiverem aproveitamento satisfatório e o mínimo de 75% de frequência receberão o Certificado de Qualificação Profissional assinado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo e pelo IBAC.
Módulos: Serão oferecidos os cursos de Dança Educação, Jazz, Dança de Salão e Dança do ventre.
Público alvo: professores de dança em geral que já atuam ou pretendem entrar no mercado de trabalho.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Cansei, poesia

Recital de Poesia e Microrrelato em Vigo, realizado  no Galo Vento. Cansei, é uma das poesias que recitei no evento. A poesia está publicad...