segunda-feira, 30 de março de 2015

Encontro reuniu Folias de Reis de Duque de Caxias para comemorar o Dia do Folião de Reis

Eles vieram de várias partes da cidade de Duque de Caxias, trazendo consigo suas bandeiras e a força de uma tradição. Esse domingo dia 29 de março de 2015, entrará para a história do município, as folias: Estrela do Oriente, Reisado Flor da Primavera, Estrela Dalva do Oriente e Flor do Oriente, se encontraram no Forró da Feira, para comemorar o Dia Municipal do Folião de Reis. 
A tradição da cultura popular, estava relegada ao esquecimento nos últimos tempos, e continuava graças a garra e a persistência de seus membros de seguir em frente. As dificuldades ainda são muitas, mas é possível vislumbrar um novo horizonte. As folias se organizaram e hoje tem uma entidade para lhes representar, a Associação de Folia de Reis de Duque de Caxias, que é presidida pela Leonor de Moraes, mais conhecida como Nora, é um batalhadora, que foi uma das responsásaveis pela aprovação do projeto criou o Dia Municipal do Folião de Reis.
Hoje foi uma clara demonstração da relação desta tradição cultural com seu povo, que parou pra ver a magia da apresentação das bandeiras, da poesia improvisada dos palhaços e dos cantos dos seus integrantes.
Parabéns a todos foliões de nossa cidade, que mantém essa tradição.
Não posso deixar de registrar o apoio do Prefeito Alexandre Cardoso e do Vice-prefeito Laury Villar, que assim como o Carnaval, a Festa de Santo Antonio e agora com as Folias de Reis, estão dando visibilidade e apoio para que a cultura de Duque de Caxias, se fortaleça cada vez mais.











Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...