sexta-feira, 26 de junho de 2015

Duque de Caxias recebe autores internacionais

Pela primeira vez a cidade de Duque de Caxias sediará um evento internacional de literatura, numa parceria entre a Flupp, a Flipp e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Nos dias 08 e 09 de julho escritores que participaram da Festa Internacional de Literatura de Paraty, estarão em nossa cidade, para dialogar um pouco sobre suas obras.
O evento será dividido em duas mesas diárias, no dia 08 com os convidados internacionais e no dia 09 com os escritores brasileiros.
O evento consagra a parceria entre a Flupp, que está realizando desde maio, em escolas da cidade encontros com escritores consagrados e revelações da literatura nacional. 


08 de Julho 

Mesa 1 - 14:00 a 15:30

Leonardo Padura (CUBA) 

Leonardo Padura Fuentes (Havana, Cuba, 1955) — ou simplesmente Leonardo Padura, como é conhecido internacionalmente — é escritor e jornalista cubano, considerado um dos melhores de seu país.

Padura assumiu a cadeira de literatura latino-americana na Universidade de Havana. Destacou-se como jornalista investigativo e, depois, como ensaísta, roteirista e autor de novelas policiais.

Seu livro Paisaje de otoño conquistou o Prêmio Hammett (uma homenagem a Dashiell Hammett, autor de O Falcão Maltês) da International Association of Crime Writers — que não deve ser confundido com o prêmio homônimo concedido pela filial estadunidense da associação a autores nascidos nos Estados Unidos e Canadá.

Sua tetralogia Las cuatro estaciones, com histórias do detetive Mario Conde, começou a ser publicada em inglês. Os livros são:

Pasado perfecto ("Havana Blue", 2007), 1991
Vientos de cuaresma ("Havana Yellow", 2008)), 1994
Mascaras ("Havana Red", 2005), 1997
Paisaje de otoño ("Havana Black", 2006), 1998.
Padura publicou também dois livros subseqüentes apresentando o detetive Conde: Adios Hemingway e La neblina del ayer Neste momento, Padura está a finalizar um romance em que os protagonistas são o teórico russo León Trotsky e aquele que o assassinou, Ramón Mercader.

Livros seus já foram traduzidos para o italiano, o alemão e o português.


Alexandra Lucas Coelho (PORTUGAL) 

Alexandra Lucas Coelho (Lisboa, 1967) é jornalista e escritora.

Estudou teatro no IFICT. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como correspondente do jornal Público, tendo viajado pelo Oriente Médio e Ásia Central. A experiência foi retratada em seus primeiros livros, os relatos de viagem Oriente Próximo e Caderno Afegão.

Publicou em 2012 o seu primeiro romance, E a noite roda4 .





Mesa 2 - 16:00 a 17:30

Ngugi wa Thiong'o (QUÊNIA)

Ngũgĩ wa Thiong'o (pronunciado [ŋɡoɣe wa ðiɔŋɔ]; nascido em 5 de janeiro de 19381 ) é um escritor queniano, que escreveu obras em língua inglesa e que posteriormente tem escrito em língua gĩkũyũ. A sua obra inclui novelas, peças teatrais, contos e ensaios, da crítica social à literatura infantil. É o fundador e editor da revista gĩkũyũ Mutiiri.

Em 1977, Ngũgĩ wa Thiong'o escreveu uma peça de teatro no seu Quénia natal que procurava libertar o processo teatral do que ele dizia ser "o sistema geral de educação burguês", ao encorajar a espontaneidade e a participação da audiência na execução da peça. A peça não foi bem acolhida pelo autoritário regime queniano e o autor passou mais de um ano na cadeia.

A Amnistia Internacional tomou-o como prisioneiro de consciência, e o artista foi libertado da cadeia, saindo do país. Nos Estados Unidos, ensinou na Universidade de Yale durante alguns anos, e também na Universidade de Nova Iorque, nas áreas de "Literatura Comparada" e "Performance Studies". Ngũgĩ vê muitas vezes o seu nome nas listas de candidatos ao prémio Nobel da Literatura.



Ayelet Waldman (ISRAEL) 

Ayelet Waldman ,escritora israelense

Graduou-se em Direito em Harvard, tendo sido colega de turma de Barack Obama.

Seu romance Love and Other Impossible Pursuits foi adaptado para o cinema no filme As coisas impossíveis do amor, dirigido por Don Roos e estrelado por Natalie Portman.















09 de Julho

Mesa 1 - 14:00 a 15:30

Hélio de La Peña 

Helio de la Peña, é membro do grupo humorístico Casseta & Planeta. Foi fundador da revista de humor Casseta Popular, ao lado de Marcelo Madureira e Beto Silva, seus colegas de faculdade (Engenharia de Produção, UFRJ). Participou da banda Casseta & Planeta. Foi um dos redatores do programa "TV Pirata" (1988 a 1990, 1992)

Com o grupo Casseta & Planeta, escreveu e atuou nos filmes "A Taça do Mundo é Nossa" (2003), direção de Lula Buarque de Hollanda e "Seus Problemas Acabaram" (2006) direção de José Lavigne. Lançou O Livro do Papai (Editora Objetiva) em 2003 e o romance de humor Vai na Bola, Glanderson (Objetiva) em 2006. Adaptou "O Livro do Papai" para a televisão, criando um especial em 4 episódios chamado "Paidecendo no Paraíso" (GNT, 2007). Com Arlindo Cruz e Mu Chebabi, é autor do "Samba da Globalização", que lançou a programação da TV Globo em 2008.




Marcelo Madureira 

Marcelo Madureira, fez parte da equipe que produziu e apresentou entre 1992 e 2010 o programa humorístico "Casseta & Planeta Urgente" pela Rede Globo, tendo também integrado a Banda Casseta & Planeta e apresentado um quadro no Armazém 41, do canal por assinatura GNT. Juntamente com outro integrante do grupo, Hubert de Carvalho Aranha, escreve a Coluna do Agamenon no jornal "O Globo".







Mesa 2 - 16:00 a 17:30


Ramon Mello 

Ramon Mello nasceu em Araruama, interior do Rio de Janeiro, em 1984. É poeta, jornalista e ator – formado pela Escola Estadual de Teatro Martins Pena. Como repórter entrevistou mais de 120 escritores brasileiros. Organizou Escolhas (Língua Geral, 2009), autobiografia intelectual da professora Heloisa Buarque de Hollanda. Pesquisou e coorganizou Enter, antologia digital (2009). Participou das antologias Como se não houvesse amanhã – 20 contos inspirados em letras da Legião Urbana (Record, 2010), Rio-Haiti, 101 histórias (Garimpo Editorial, 2010) e Liberdade até agora (Móbile, 2011). É autor do livro de poemas Vinis mofados (Língua Geral, 2009) e responsável pela obra do poeta Rodrigo de Souza Leão, falecido em 2009. Mantém o blog Sorriso do Gato de Alice.



Bruno Duarte

Poeta minimalista








Local: 
Teatro Municipal Raul Cortez- Entrada franca - ( sujeito a lotação)
Praça do Pacificador - Centro - Duque de Caxias - RJ
Mais informações flupp.net.br


Fonte: Wikipedia




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...