terça-feira, 16 de junho de 2015

FESTA DE SANTO ANTÔNIO DEIXA UM LEGADO PARA DUQUE DE CAXIAS

Com novo formato implantado em 2013, cidade ganhou uma Feira Literária e circuito gastronômico e atrai cada vez mais de visitantes
A Festa de Santo Antônio de Duque de Caxias terminou neste domingo (14/5), com um saldo bastante positivo. Desde 2013, quando ganhou um novo formato com o apoio da Prefeitura, a comemoração do padroeiro vem atraindo cada vez mais visitantes. Durante quatro dias, a secretaria municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança estima que mais de 200 mil pessoas circularam entre a Catedral de Santo Antônio e a Praça do Pacificador, participando da mais tradicional festa religiosa da cidade.


“Acredito que tivemos um resultado muito positivo esse ano. Estamos caminhando para o formato ideal. Isso leva tempo, mas acredito que demos um importante passo com a organização dessa edição. A cada festa de Santo Antônio vamos ganhando mais experiência e aprendizado. Nosso objetivo é trazer o orgulho para população duquecaxiense”, afirmou a produtora Sheila Valle, realizadora da festa.
Cerca de 200 mil pessoas circulara durante quatro dias pela Festa de Santo Antônio
O prefeito Alexandre Cardoso, acompanhando da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais, participou de todos os dias da festa e lembrou a importância do evento para cidade. “Foi uma honra muito grande para Prefeitura poder mais uma vez apoiar um movimento cultural-religioso que é histórico para cidade. Essa festa existe graças à dedicação de todos os envolvidos na organização e ao apoio de nossos parceiros. Não teve nenhum custo para os cofres do município”, destacou.
Para atender o grande número de pessoas que circulou pela festa, foi montada uma grande estrutura. A unidade móvel de Saúde instalada na Praça do Pacificador registrou 514 atendimentos para verificação de pressão arterial, sendo 137 encaminhados para o programa de hipertensão na unidade de saúde mais próxima. Também foram feitos 121 atendimentos médicos, na grande maioria ocasionados por excesso de bebidas alcóolicas, e distribuídos cerca de 10 mil preservativos. Ambulâncias foram disponibilizadas em pontos estratégicos para casos de emergência.
Fiéis lotaram a catedral de Santo Antônio em Duque de Caxias durante a comemoração do padroeiro
A segurança ficou por conta do efetivo da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil. Para controlar o tráfego de carros pela região, o Departamento de Trânsito mobilizou 160 agentes e controladores. A Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, entre os trechos da Rua Nunes Alves e Avenida Doutor Manoel Telles, foi liberada na manhã desta segunda-feira (15/6).
A limpeza da festa utilizou 360 profissionais do Departamento de Limpeza Urbana, da secretaria municipal de Serviços Públicos, divididos em três turnos. Durante os quatro dias foram recolhidas 21 toneladas de lixo.
A G.R.E.S Acadêmicos da Grande Rio encerrou a Festa de Santo
Presente com uma equipe de conselheiros tutelares, técnicos na tenda de Defesa Civil para amparo e assistência técnica no caso de crianças perdidas e uma equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos esteve em prontidão para abordagem e acolhimento de moradores de rua.
Grande festa
Como todos os anos, a programação religiosa atraiu milhares de pessoas para catedral de Santo Antônio. Os fiéis participaram da tradicional procissão pelas ruas do Centro e lotaram a igreja para as missas e a quermesse montada do lado de fora. Além disso, no último dia, o altar recebeu a orquestra sinfônica de São João de Meriti, com um repertório que emocionou o público.
A orquestra sinfonica de São João de Meriti se apresentou na catedral
Entre os diversos atrativos, a população teve a oportunidade de conferir uma programação cultural diversificada com mais uma edição da Feira Literária, que trouxe para cidade lançamentos, palestras e mesas de debates com autores e convidados, além da exposição “Gonzagão”, na Biblioteca Governador Leonel Brizola.
As aulas show do Circuito Gastronômico foram um dos destaques da Festa de Santo Antônio
Mais uma vez o Circuito Gastronômico foi um dos destaques, com receitas dos renomados chefs Frederic Monnier, Frederic de Mayer, Damien Montecer, Dalton Rangel e Luiz Incao; e a participação de tradicionais restaurantes da cidade, como Acarajé da Jô, Edinho do Caranguejo, Elza’s Bar, Restaurante Mussarela, Rei do Bacalhau, Toca do Pepé, Virtue, Point da Picanha e Galeto Caxias, além da sommelier Deise Novakoski. A grande procura pelos restaurantes montados no espaço do pilots da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola foi elogiada pelos empresários dos estabelecimentos que participaram.
“O Circuito Gastronômico caiu no gosto dos visitantes. Quem participou das últimas três edições percebe um considerado crescimento, não só em números, mas principalmente na qualidade”, destacou Carlos Antônio Clementino dos Santos, mais conhecido em Duque de Caxias como Mussarela.
  No palco montado na parte de fora do teatro Raul Cortez, o forró ditou o ritmo da programação musical. Instrumentos como bateria, baixo e guitarra deram lugar à sanfona, zabumba e triângulo. A mistura do samba e do pop com o ritmo nordestino animou o público, destaque para as apresentações de Dominguinhos do Recife, Forró Calor do Brejo, Quadrilha Caipira Boa Vizinhança e banda Calcinha Preta.
O evento foi realizado pela Três Vezes Produção e Eventos,Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com os apoios da Light, CEG, Gás Natural e Fenosa, Frescato, Universidade Unigranrio, Rádio FM O Dia, Catedral de Santo Antônio e Prefeitura de Duque de Caxias.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...