terça-feira, 16 de junho de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias realiza concurso de fotografia para os alunos da rede

A Secretaria de Educação de Duque de Caxias, através da Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais, abriu inscrições para o concurso de fotografias do projeto Vejo, logo existo, uma iniciativa da Coordenadoria de Atividades Extracurriculares e da Divisão de Cultura. As inscrições serão feitas pelas unidades escolares e estarão disponíveis no portal da SME, de 15 de junho até 3 de julho. Poderão participar do concurso os alunos matriculados na rede municipal de ensino, do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental.
O projeto se propõe a estimular a integração e a reflexão dos alunos com o espaço onde vivem, propondo o exercício crítico, sensível e observador dos jovens. Cada unidade escolar, através da direção, junto com as equipes de orientação pedagógica e educacional, elegerá uma comissão de alunos formada por um grupo de 5 a 10 integrantes. Esta comissão irá definir, através de seleção interna na unidade escolar, as fotos que serão enviadas para representar a escola no concurso.
As fotografias deverão retratar a realidade dos alunos em seu espaço escolar, comunidade e/ou cidade em que vivem, com originalidade, criatividade e inovação. Cada foto deverá acompanhar uma legenda com as impressões e reflexões que o aluno/artista apresenta por meio da imagem. O envio das fotos selecionadas deverá ser feito entre os dias 01 e 21 de setembro, para o e-mail: dcultura@smeduquedecaxias.rj.gov.br, com assunto identificado como “Inscrição – Vejo, logo existo 2015”.
As fotos serão avaliadas e selecionadas por uma comissão julgadora formada por integrantes das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo, além de um membro da sociedade civil. As fotos devem ser capturadas com o uso de aparelhos como smartphones, celulares e tablets. Serão critérios de avaliação das fotografias a criatividade, originalidade, inovação, foco e reflexão das imagens.
A divulgação dos resultados finais do concurso será feita no portal da SME, a partir do dia 12 de outubro. As 50 (cinquenta) fotos mais bem avaliadas no projeto participarão de uma exposição itinerante nos equipamentos culturais da cidade, com lançamento previsto para o dia 21 de outubro, durante a FEMUCT (Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação). Todos os alunos e escolas participantes receberão certificados de participação pelo projeto. Todas as fotografias enviadas para o concurso estarão disponíveis para visualização em exposição on-line no portal da SME, no endereço: www.smeduquedecaxias.rj.gov.br.



Share on twitter

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...