segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Descaso com a memória de nossa cidade


Reproduzo na íntegra a matéria publicada pelo blogueiro Reizinho Alvarenga, que fala do descaso em relação o terreno onde era o famoso terreiro de Joãozinho da Golméia.

Fonte: www.expressodofluxo.blogspot.com




SÁBADO, 8 DE OUTUBRO DE 2011

Goméia do Luxo ao pulgueiro



Mesmo após tantas visitas ilustres no terreiro da Goméia em Duque de Caxias, local continua abandonado pelo poder público. Devido à série de reportagem publicada no jornal O Extra, sobre a destruição do berço da umbanda em São Gonçalo. Encaminhei um e-mail a redação do mesmo, aos cuidados da jornalista Clarissa Monteagudo.
Ontem a mesma me ligou, encaminhando o fotografo Urbano Erbiste a minha residência. Visitamos o antigo local do terreiro da Goméia, agora sem seu histórico guardião já falecido Sr. Euclides, mais conhecido como Oyâ Guerê. Confesso que ao chegarmos aquele logradouro, fiquei espantado com as mudanças. Cansados de espera boa vontade do poder público, os próprios moradores colocaram as mãos a obra e deram um pequeno jeito no lugar.


O problema e que o imóvel esta desapropriado pela prefeitura a mais de dez anos, e nada foi feito. Desde o ano de 1987 existe a ideia da construção do Centro de Cultura Afro Brasileiro Joãozinho da Goméia, o fato e que mesmo com a interferência da fundação Palmares até hoje nada foi resolvido. Em novembro do ano passado conforme publicação neste blog fui ao local, acompanhado com o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Sr. Antônio Mendes, juntamente com o Superintendente de Turismo Dr. Daniel Eugenio. O Intuito era de encaminhar um oficio a pedido do Secretário de Cultura Professor Gutemberg Cardoso, as devidas secretárias municipais para construção da calçada, muro, dragagem do valão, retirada de propagandas politicas e colocação de uma placa informando a importância histórica do local.


Sinceramente não compreendo o que falta para salvar a construção restante, que necessita urgentemente de uma reforma. Tenho escutado falar muito no investimento do turismo municipal, mais não tenho encontrado preocupação com leis para tombamento de imóveis históricos. Existe turismo sem memória? Acredito que não. A qualquer momento o terreno pode ser invadido e a casinha repleta de pulgas ser literalmente tombada, como outros patrimônios do município. O dendezeiro sagrado plantado por Pai Bobó de Iansã, hoje, serve de poste para iluminar o campinho de futebol.


Segue a matéria do jornal O Extra, publicada na pagina 4 no dia 08 de outubro de 2011. Por Clarissa Monteagudo.



Fotos da Goméia Hoje: 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...