segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Protestos contra corrupção organizados por redes sociais perdem força no Brasil



10/10/2011 |
Redação
Portal Imprensa
As manifestações contra a corrupção no Brasil, organizadas pelas redes sociais, como Facebook e Twitter, têm mobilizado menos pessoas, noticia a Folha de S.Paulo. Os manifestantes reivindicam o fim das votações secretas no Congresso, a validação do 'Ficha Limpa' e a transformação da corrupção em crime hediondo.
O próximo protesto, organizado para o feriado de 12 de outubro, tem cerca de 40 mil pessoas confirmadas para o evento na rede social. No último dia 7 de setembro, mais de 130 mil pessoas haviam confirmado presença para manifestar sua insatisfação com a situação política do País, apesar de não ter alcançado este número nas manifestações reais.
Para alguns dos organizadores dos eventos, como Rodrigo Montezuma, do "Brasil contra a Corrupção", não se sabe se o movimento continuará forte e atuante todo mês, mas Ligya Fernandez, do grupo "Caras Pintadas", acredita que o movimento "está mais forte".
As redes sociais tornaram-se palco principal das manifestações desde o seu uso massivo para convocar as populações contra ditaduras no Oriente Médio, que depois se desenvolveu para a "Primavera Árabe" e, mais recentemente, são utilizadas para convocar manifestações contra o capitalismo e a ganância, sob o slogan de "Ocuppy Wall Street" (Ocupem Wall Street), nos EUA.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que as redes hoje conseguem fazer com que empresas privadas e pessoas físicas cresçam ou tomem ações baseada em manifestos, mas o estado brasuca ainda não DÁ trela, AINDA!

Tomara que ao menos via web, nossa nação realmente seja capaz de forma maioral a se manifestar coletivamente em grande escala, cobrar e ter direitos constitucionais cumpridos!

Por fim, penso que empresas de instrução ao uso das redes precisam existir, assim essa evolução socio-digital realmente se torne concreta, se não não passará de compartilhadas de frases de efeito...

Um abraço xará!

André Luz

André de Oliveira disse...

Valeu André pelo comentário.

Um abração

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...