Cinema possível? Sim, a ideia principal do projeto é usar recursos simples e acessíveis na hora de filmar e editar, como câmeras cybershots, filmadoras portáteis e programas de edição fáceis de manipular. Para Dani Francisco, uma das produtoras da iniciativa, o que falta na Baixada são projetos artísticos gratuitos e de qualidade:
- Esse projeto só está acontecendo porque tem muita gente a fim de produzir cinema junto e desmistificar os caminhos pra se produzir audiovisual. A Lira de Ouro, agora em uma nova fase, é mais do que nunca um espaço de resistência cultural. O Cineclube Mate com Angu, parceiro do projeto e residente da Lira de Ouro desde 2004, chega junto com toda sua experiência na hora de ensinar cinema. A Terreiro de Ideias, produz e acompanha todo o projeto. Ou seja, o cara não precisa mais ir pro Rio pra gostar, experimentar e trocar informações sobre cinema. Os coletivos locais promovem isso brincando, vibrando e botando a mão na massa de um jeito muito nosso, afirma.
Como as palavras de ordem são mobilização, criatividade e descentralização, o público-alvo do projeto são pessoas comuns a partir dos 13 anos, ou seja, trabalhadores, estudantes, idosos, professores, artistas e quem mais desejar. A seleção irá garantir a participação de 40 participantes, de olho na capacidade máxima do projeto para o melhor andamento dos trabalhos.
Igor Barradas, um dos oficineiros do projeto e integrante do Mate com Angu, afirma que é só o começo de um movimento muito significativo para a cidade e a região:
- A Lira de Ouro abriga muitos momentos de força coletiva, onde é possível sentir na pela toda sede que a Baixada tem pelo cinema. É natural. Uma região cinematográfica, rica em estética e em ter o que dizer e filmar. É muito potencial. Esses próximos três meses serão mágicos.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.matecomangu.org e realizar a inscrição, que é também gratuita. No dia sábado, 22, ao final do dia, haverá um coquetel e muita música para celebrar o início do projeto. Outras informações através dos telefones 21 2772.6136 / 7885.4316 ou através do site www.matecomangu.org
Serviço
O quê: Oficina de Cinema Lira de Ouro
Onde: Ponto de Cultura Lira de Ouro – Rua Sebastião de Oliveira, 72. Centro, Duque de Caxias
Quanto: Gratuito
Quando: De 22/10 a 17/12, sempre aos sábados, das 13h30 às 17h
Realização: Secretaria Estadual de Cultura
Idealização: Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro
Produção: Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura
Parceria: Cineclube Mate com Angu
Nenhum comentário:
Postar um comentário