quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Oficina de Cinema Lira de Ouro promove exercício da sétima arte, gratuitamente, em Caxias

 A partir do dia 22 de outubro, o Ponto de Cultura Lira de Ouro inaugurará uma série de encontros que irão discutir e, principalmente, colocar em prática exercícios de cinema, sempre aos sábados, até 17 de dezembro. Com realização da Secretaria Estadual de Cultura, a Oficina acontecerá das 13h30 às 17h, no próprio Ponto de Cultura Lira de Ouro, no centro de Duque de Caxias, e contará com cerca de 40 participantes que irão assistir filmes, debater a produção nacional e das periferias, além de experimentar os caminhos do cinema possível.

Cinema possível? Sim, a ideia principal do projeto é usar recursos simples e acessíveis na hora de filmar e editar, como câmeras cybershots, filmadoras portáteis e programas de edição fáceis de manipular. Para Dani Francisco, uma das produtoras da iniciativa, o que falta na Baixada são projetos artísticos gratuitos e de qualidade:

- Esse projeto só está acontecendo porque tem muita gente a fim de produzir cinema junto e desmistificar os caminhos pra se produzir audiovisual. A Lira de Ouro, agora em uma nova fase, é mais do que nunca um espaço de resistência cultural. O Cineclube Mate com Angu, parceiro do projeto e residente da Lira de Ouro desde 2004, chega junto com toda sua experiência na hora de ensinar cinema. A Terreiro de Ideias, produz e acompanha todo o projeto. Ou seja, o cara não precisa mais ir pro Rio pra gostar, experimentar e trocar informações sobre cinema. Os coletivos locais promovem isso brincando, vibrando e botando a mão na massa de um jeito muito nosso, afirma.        

Como as palavras de ordem são mobilização, criatividade e descentralização, o público-alvo do projeto são pessoas comuns a partir dos 13 anos, ou seja, trabalhadores, estudantes, idosos, professores, artistas e quem mais desejar. A seleção irá garantir a participação de 40 participantes, de olho na capacidade máxima do projeto para o melhor andamento dos trabalhos.

Igor Barradas, um dos oficineiros do projeto e integrante do Mate com Angu, afirma que é só o começo de um movimento muito significativo para a cidade e a região:

- A Lira de Ouro abriga muitos momentos de força coletiva, onde é possível sentir na pela toda sede que a Baixada tem pelo cinema. É natural. Uma região cinematográfica, rica em estética e em ter o que dizer e filmar. É muito potencial. Esses próximos três meses serão mágicos.   

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.matecomangu.org e realizar a inscrição, que é também gratuita. No dia sábado, 22, ao final do dia, haverá um coquetel e muita música para celebrar o início do projeto. Outras informações através dos telefones 21 2772.6136 / 7885.4316 ou através do site www.matecomangu.org
 
Serviço

O quê: Oficina de Cinema Lira de Ouro
Onde: Ponto de Cultura Lira de Ouro – Rua Sebastião de Oliveira, 72. Centro, Duque de Caxias
Quanto: Gratuito
Quando: De 22/10 a 17/12, sempre aos sábados, das 13h30 às 17h  

Realização: Secretaria Estadual de Cultura
Idealização: Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro
Produção: Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura
Parceria: Cineclube Mate com Angu
    


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...