quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Nem só de notícia ruim vive Duque de Caxias



Duque de Caxias ganha centro de ensino e primeira faculdade voltada para o Distrito Industrial


08/02/2012; Rio de Janeiro; Inauguração da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC em Imbariê; Foto: Extra / Divulgação

Extra
Tamanho do texto A A A
Um centro de ensino com cursos profissionalizantes, ensino técnico e a primeira faculdade pública de Caxias voltada para a formação de profissionais para o Distrito Industrial. Assim é o campus da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Imbariê, que foi inaugurado nesta quarta-feira, 8, pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. No local, funcionará um Instituto Superior de Tecnologia (IST), que vai oferecer o curso de Tecnólogo em Processo de Gerência de Produção. Além disso, a Escola Técnica Estadual (ETE) do campus vai disponibilizar outras cinco mil vagas de ensino técnico e cursos profissionalizantes.
O governador Sérgio Cabral, acompanhado do vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, percorreu as instalações da Faetec e da Escola Técnica e ficou encantado com a novidade: todas as salas de aula têm quadro digital. O governador pretende equipar todas as escolas técnicas, CVTs e unidades da rede com os quadros digitais.
– Estamos fazendo algo que muda a vida das pessoas. Fiquei emocionado ao entrar aqui. O secretário Alexandre Cardoso reformou o que existia e fez algo totalmente novo. A faculdade de Imbariê não fica nada a dever ao que vi no mundo. Olha que vi muitas escolas, em muitos países. Dá gosto para o aluno estudar desta maneira – disse Cabral.
O objetivo do Governo do Estado com a inauguração do campus é transformar Imbariê em um polo de atração de formação profissional, que irá envolver jovens e adultos de Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Petrópolis e São João de Meriti, entre outros municípios. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o campus da Faetec em Imbariê vai formar cinco mil alunos por ano aptos a entrar no mercado de trabalho.
– Esse é um modelo pedagógico para o Brasil, que junta cursos profissionalizantes, o ensino médio técnico e o ensino superior. É um sonho dos moradores de Imbariê, Santa Lúcia e Parada Angélica, de ganharem sua primeira faculdade pública, que vai formar em Processo de Gestão, uma das grandes demandas da região. É uma oportunidade para os jovens aprenderem logística e processo de produção - disse Alexandre Cardoso.
De acordo com estudo sobre arranjos produtivos locais, o setor de serviços corresponde a 61% da atividade econômica da região, e o de comércio, a 22%. Os cursos da Faetec visam à qualificação profissional para formar cidadãos capacitados para atender as demandas de mão de obra de Duque de Caxias e outras cidades da Baixada Fluminense.
Vagas
O IST oferece 76 vagas anuais para o curso de graduação de Tecnólogo em Processo de Gerência de Produção (Administração de Empresas voltada para Produção). Já a ETE disponibiliza 280 vagas para o nível Médio Técnico, nos cursos de Qualidade (210) e Logística (70). Há ainda 140 vagas semestrais nos cursos de Qualidade (35), Logística (70) e Segurança do Trabalho (35) para o nível Médio Subsequente (para aqueles que já concluíram o ensino médio).
O presidente da Faetec, Celso Pansera, destacou o papel da Fundação para a formação e qualificação de mão de obra em todo o estado.
- O Campus Imbariê será mais uma unidade de ponta da Rede Faetec, que irá proporcionar ensino técnico, tecnológico e superior para o cidadão da região. Queremos que os nossos alunos saiam preparados para o mercado de trabalho. É o Estado, através da Faetec, contribuindo de maneira decisiva para a formação e a qualificação do trabalhador fluminense – disse Pansera.
A escola também terá cursos profissionalizantes, que atendem o trabalhador com qualificações de pequena e média duração. Ao todo, são oferecidas 1.660 vagas nas seguintes modalidades: Eletricista Instalador de Baixa Tensão – Ensino à Distância – EAD (60 vagas), Assistente Administrativo – EAD (60), Encanador Instalador Predial – EAD (60), Promotor de Vendas – EAD (60), Montagem e Manutenção de Computadores – EAD (60), Operador de Telemarketing – EAD (60), Promotor de Vendas (80), Operador de Telemarketing (80), Assistente Administrativo (80), Recepcionista (40), Almoxarife (estoquista) (60), Montagem e Manutenção de computadores (120), Informática I (Windows e Word) (360), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (80), Encanador Instalador Predial (80), Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia (80), Inglês (120) e Espanhol (120).
A Faetec Imbariê ocupa uma área de 5.739,06 m², que comporta um complexo educacional com salas de aulas híbridas para o ensino de teoria e prática, laboratórios, refeitório, salas para administração, cantina, vestiário, quadra poliesportiva coberta, além de uma unidade Faetec Digital. O campus conta ainda com auditório para 118 pessoas, biblioteca com acervo físico e virtual, salas multimídia e área de convivência. Toda a estrutura segue os princípios de sustentabilidade e tem acessibilidade para portadores de necessidades especiais.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/duque-de-caxias-ganha-centro-de-ensino-primeira-faculdade-voltada-para-distrito-industrial-3917043.html#ixzz1luEdOTy8

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Cansei, poesia

Recital de Poesia e Microrrelato em Vigo, realizado  no Galo Vento. Cansei, é uma das poesias que recitei no evento. A poesia está publicad...