quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Colisão Literária em Nova Iguaçu

Nesta sexta e sábado, 15 e 16 de outubro, a Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu e o Movimento Enraizados realizam o evento "Colisão Literária - Ações e discussões sobre Livro e Leitura para a Classe C". A iniciativa é um desdobramento de uma ação da Secretaria, chamada Livro Livre, que “liberta” livros de qualidade para a população em diversos espaços da cidade, como escolas, praças, carceragens, espaços culturais e centros de atendimento psicossocial, por exemplo.
Às 10h da manhã, tanto na sexta como no sábado, representantes de seis experiências ligadas à leitura libertarão milhares de livros em diversos bairros de Nova Iguaçu. Participam dessa ação, além da Secretaria, a Biblioteca Enraizados e a Biblioteca Zuenir Ventura, do CISANE, ambas de Nova Iguaçu; o projeto Livro Livre de São Paulo; a Cooperifa, com a Chuva de Livros; e a Livraria Suburbano Convicto, também de São Paulo.
Na tarde de sexta, às 15h, acontece o I Encontro de Escritores da Baixada Fluminense. Às 18h o primeiro debate do evento, com Joel Rufino, Bráulio Tavares, Zuenir Ventura e Marcus Vinícius Faustini. No dia 16, no mesmo horário, roda de conversa com Lula Vieira, Luiz Ruffato, Heloísa Buarque de Holanda e Moduan Matus. No final do dia 16, a partir das 9 da noite, a atividade se encerra com um Sarau, que vai promover um encontro de poetas do Sarau da Cooperifa – da periferia de São Paulo, o Corujão de Poesia, da Zona Sul carioca e poetas de Nova Iguaçu. Entre os presentes, Sérgio Vaz, Alessandro Buzo e Pedro Markun
Finalmente, no dia 16, a partir das 21h00, faremos o Sarau de Encerramento do evento, promovendo um encontro entre o Sarau da Cooperifa, da periferia paulistana, o Corujão da Poesia, da zona sul carioca e poetas de Nova Iguaçu.

Os debates serão realizados no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu

PROGRAMAÇÃO

SEXTA, 15/10
10h às 14h - representantes de seis experiências em torno do livro e da leitura libertarão milhares de livros em diversos bairros de Nova Iguaçu ( (Biblioteca Enraizados e Biblioteca Zuenir Ventura, do CISANE - Nova Iguaçu; projeto Livro Livre; Cooperifa, com a Chuva de Livros; e a Livraria Suburbano Convicto, todos de São Paulo);

15h - I Encontro de Escritores da Baixada Fluminense. Reunindo pessoas envolvidas em diversas práticas literárias dos 13 municípios da região.

18h - Rodas de conversa sobre o tema Livro e Leitura para Classe C no Brasil, com Joel Rufino, Bráulio Tavares, Zuenir Ventura e Marcus Vinícius Faustini.

SÁBADO, 16/10

10h às 14h - representantes de seis experiências em torno do livro e da leitura libertarão milhares de livros em diversos bairros de Nova Iguaçu ( (Biblioteca Enraizados e Biblioteca Zuenir Ventura, do CISANE - Nova Iguaçu; projeto Livro Livre; Cooperifa, com a Chuva de Livros; e a Livraria Suburbano Convicto, todos de São Paulo);

18h - Rodas de conversa com Lula Vieira, Luiz Ruffato, Heloísa Buarque de Holanda e Moduan Matus.

21h - Sarau de Encerramento, promovendo um encontro entre o Sarau da Cooperifa, da periferia paulistana, o Corujão da Poesia, da zona sul carioca e poetas de Nova Iguaçu. Participarão Sérgio Vaz, Alessandro Buzo e Pedro Markun.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...