terça-feira, 26 de outubro de 2010

Museu Ciência e Vida promove a oficina Plano Museológico

O Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro (SIM-RJ), através da Superintendência de Museus da Secretaria da Cultura, promove, até quarta-feira (27/10), das 9h às 17h, a oficina Plano Museológico. O evento acontece no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A diretora do espaço, Mônica Dahmouche, contou um pouco sobre a importância da realização desta atividade no local.
- O tema desta oficina é essencial para esta casa, pois ainda estamos nos estruturando. As atividades deste local começaram em julho deste ano. Este tema nos dá a oportunidade de a gente se questionar, para ver o público que nos interessa, a que este museu se propõe, entre outras temas. Esta oficina só tem o que complementar o nosso trabalho – explicou a diretora.
Nesta manhã de terça-feira (26/10), a palestrante especializada em gestão cultural e mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rafaela Zanete, abordou os seguintes temas: Museus: um breve histórico; A Política Nacional de Museus do IBRAM e o Estatuto de Museus; Pensando o plano museológico: por que é importante planejar; Preparando o plano museológico: estabelecendo o cenário; Estruturação; Análises internas e externas e Implementando o plano museológico: referenciais práticos.
- Esta oficina tem o objetivo de trabalhar com as instituições, com pessoas ligadas às áreas de museus e à questão do planejamento para estes espaços. O Plano Museológico tratará toda a parte de planejamento, desde a importância da existência do local, para que eles servem, quais os programas que a instituição pode oferecer, entre outros pontos. Estamos trabalhando nos planos de gestão museológico de todos os museus do Estado. Com isto, estamos trazendo esta experiência no formato de oficinas – disse a palestrante.
A assessora-chefe do Sistema Estado de Museus, Luciene Figueiredo, contou que o órgão onde trabalha, tem por meta articular e qualificar as equipes técnicas que trabalham nos espaços culturais, nos museus e nos centros de memória. De acordo com ela, Duque de Caxias foi escolhido para sediar este evento por ser um município chave na Região Metropolitana.
A inscrição também poderá ser feita no primeiro dia do evento (26/10) e, para isso, é preciso chegar ao auditório com 30 minutos de antecedência. O Museu Ciência e Vida fica na Rua Ailton da Costa, s/nº - Bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias.





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...