terça-feira, 26 de outubro de 2010

Museu Ciência e Vida oferece mini-cursos gratuitos para professores

Estão abertas as inscrições para os mini-cursos “Professores no Museu”, voltado para capacitação de docentes de escolas públicas e privadas.
De 6 de novembro a 11 de dezembro, o Museu Ciência e Vida, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, abrirá as portas para aqueles que desejam atualizar conteúdos em diversas áreas. Os mini-cursos fazem parte dos projetos da Fundação Cecierj e serão divididos em cinco sábados.
Os professores de nível fundamental e médio terão a oportunidade de aprender novas formas de transmitir conteúdos de maneira lúdica e criativa, nas áreas da Física, Matemática, Química, Biologia e Astronomia.
Dentre as atividades, está a confecção de um modelo do olho humano para facilitar o aprendizado o seu funcionamento e compreender melhor os conceitos da Física. Em outra oficina, lunetas serão distribuídas para auxiliar no estudo de fenômenos astronômicos, como as definições das estações do ano e dos ciclos do dia e da noite. Todo esse material estará à disposição do professor para que ele possa usá-lo em sala de aula posteriormente.
A vice-presidente científica da Fundação Cecierj, Mônica Dahmouche, explica a importância dos mini-cursos para o fortalecimento da relação professor-aluno: “Essa iniciativa está inserida na proposta do Museu de ser um apoio ao professor para complementar o seu conhecimento com formas lúdicas de transmitir o conteúdo para os alunos. O mais interessante desses mini-cursos é que eles são feitos para passar o conhecimento de forma diferente do dia a dia da sala de aula.”
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente de terça a sexta-feira por meio do telefone: (21) 2671 – 7797.
Paralelamente, o Museu Ciência e Vida exibe atualmente sua terceira exposição, “A Revolta da Vacina - Da varíola às campanhas de imunização”, que retrata os conflitos que culminaram em um movimento popular, no Rio de Janeiro, contra a campanha de vacinação obrigatória imposta pelo governo federal.
Com diversos painéis que contam a história da Revolta da Vacina e cenários para ambientar o visitante, a mostra traz um pouco sobre a doença que motivou o governo federal a impor a lei que tornava a vacinação obrigatória.
A exposição, que vai até 23 de dezembro, expõe este episódio que marcou a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, e mostrou a força dos movimentos populares.
A programação completa está no www.museucienciaevida.com.br.
O Museu Ciência e Vida está localizado na Rua Ailton da Costa s/nº, bairro Jardim 25 de Agosto, no município de Duque de Caxias. Mais informações pelo telefone (21) 2671-7797.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...