A sessão começa às 20h e a entrada é franca.
Neste blog você vai encontrar meus trabalhos artísticos e alguns pitacos sobre cultura.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Último filme de Banksy será exibido em Xerém
A sessão começa às 20h e a entrada é franca.
Caravana da Cultura estará amanhã na Lira de Ouro
Nesta quinta-feira(01/12/2011), projeto ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ mergulha nas principais manifestações culturais de Caxias.
Todos os municípios da Baixada Fluminense estarão representados no mapeamento.
Camerata Brasilis se apresenta hoje em São João
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Mate com Angu apresenta os melhores de 2011
A sessão começa às 20h na Lira de Ouro, que fica na Rua José Veríssimo, 72, no Centro de Duque de Caxias. Após a sessão festa com o Dj Lencinho, que vem direto do Circo Voador. A entrada é franca.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Arthur Maia se apresenta amanhã em Duque de Caxias
VII Expontânea
A VII Expontânea será aberta amanhã às 17h.
Tarde com História entrevista o desembargador Sergio Saeta na Câmara de Vereadores
Hoje tem Duquejazz Orquestra de graça no Raul Cortez
APRESENTAÇÃO INTERNA (Dentro do Teatro)
Limite: 440 lugares
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Orquestra Voadora e Batalha do Real no MOF 2011
Está chegando a hora para o Meeting of Favela 2011, a galera de outras partes do país já estão desembarcando em Duque de Caxias para no domingo colorir os muros da Vila Operária. O evento que é um dos maiores do Brasil acontece todos os anos reunindo uma legião de amantes da arte que invadem os becos e vielas da Vila Operária com suas latas de spray.
Nessa edição especial vão rolar algumas surpresas para a galera, a tradicional "Batalha do Real" vai rolar na comunidade, além de um show de graça da Orquestra Voadora.
Vale a pena conferir o evento acontece o dia todo, os shows serão a tarde na Praça do alto da Vila Operária.
Artista plástico de Duque de Caxias expõe na Argentina
O exposição faz parte do programa de intercâmbio cultural realizado entre as cidades de Duque de Caxias e a Patagônia.
Parabéns Paulo Ramos por representar a nossa cultura em outras terras.
Nova classe C dita os rumos da internet brasileira
- 23/11/2011 |
- Leonardo Pereira
- Adnews
Salvem a memória do Orkut
Por Ronaldo Lemos, para a Trip
Se a nossa Biblioteca Nacional tiver um mínimo de visão e conexão com o presente, deveria começar a agir já. É preciso preservar o conteúdo integral do Orkut, Criar um espelho público do site que registrou boa parte do que aconteceu nessa incrível década passada.
O jornalista Elio Gaspari é dos poucos que chamam a atenção para a destruição de processos judiciais antigos no Brasil. Nos milhões de arquivos queimados, desaparece boa parte da história do “andar de baixo” da sociedade. Gaspari lembra que até mesmo o processo de indenização do acidente de trabalho em que Lula perdeu o dedo foi destruído. Afinal, que interesse haveria em guardar tanta papelada?
Nos últimos anos, a história do “andar de baixo” está sendo registrada não apenas em processos judiciais, mas também online. Com o fenômeno das lan houses e a crescente apropriação da rede pelas periferias brasileiras, a internet tornou-se um espelho poderoso do que acontece na base da pirâmide social do país. Quem navega com atenção no Orkut (e YouTube, Twitter e Facebook) percebe a relevância da diversidade demográfica. Esses sites (Orkut em especial) refletem não só o presente, mas a memória detalhada das mais diversas e fascinantes relações sociais.
Nas infindáveis comunidades do Orkut é possível acompanhar dramas pessoais, pessoas lutando contra doenças, reclamações contra empresas e políticos, brigas, paqueras, discriminação sexual e racial, todo o coquetel de benesses e mazelas que acontecem em toda parte, mas que nem sequer se sonhava ter registro. É um material riquíssimo para pesquisar qualquer assunto, dos movimentos políticos às mudanças do uso do português nos últimos anos.
Pensando exatamente nisso a biblioteca do Congresso nos EUA começou a arquivar todo o conteúdo do Twitter. Estão sendo preservados os mais de 55 milhões de tuítes enviados todos os dias. O conteúdo atingiu 167 terabytes, espaço equivalente a 21 milhões de livros. Apesar dos números astronômicos, o custo é relativamente baixo, já que o armazenamento digital fica cada vez mais barato. Nas palavras de um dos responsáveis pelo projeto: “Esse é um acréscimo novo para o registro histórico da biblioteca, que permite gravar a história segundo a segundo das pessoas comuns”.
Alô, Biblioteca Nacional!
Aqui, a preocupação é urgente. Aparecem sinais de que o Orkut vai fraquejar. Começou a perder para o Facebook e, para complicar, o Google lançou sua rede, o Google+, fazendo com que a rede social preferida de muitos brasileiros vá se tornando uma heroica jangada à deriva.
Se a nossa Biblioteca Nacional tiver um mínimo de visão e conexão com o presente, deveria começar a agir já. É preciso preservar o conteúdo integral do Orkut. Criar um espelho público do site que registrou boa parte do que aconteceu nessa incrível década passada. Década em que muitos brasileiros isolados na geografia ou socialmente puderam conviver no mesmo espaço, trazendo suas esperanças e conflitos. A Biblioteca Nacional não deve perder um segundo a mais. Precisa criar uma linha de preservação da memória digital do país, a começar pelo Orkut. São capítulos importantes da história do “andar de baixo” que podem acabar como milhões de processos que vêm sendo destruídos: a fogueira, nesse caso, virtual.
Duque de Caxias Ganhará Complexo de Segurança e Cultura em 2012
O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganhará um complexo de segurança e de entretenimento em 2012. A Marinha doou ao Estado um terreno na Rua General Dionísio, no Centro, para a construção de um espaço que abrigará as delegacias Legal, de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente. A atual unidade policial, que fica na Praça Roberto Silveira, na Rua Aílton da Costa, s/n, será desativada para a ampliação do Museu Ciência e Vida. O termo de cessão da área foi assinado nesta terça-feira (22/11) pelo governador Sérgio Cabral e o comandante da Marinha do Brasil, almirante Júlio Soares de Moura Neto.
O projeto da 59° DP, que deve ser inaugurada até setembro do ano que vem, já está pronto e será licitado em breve. No terreno concedido pela Marinha, o Programa Delegacia Legal irá erguer um prédio com três andares, que receberá cada uma das unidades policiais especializadas. O governo estadual também aproveitará a área para construir uma praça com duas quadras poliesportivas para a população do bairro, que já conta com serviços do fórum, do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado.
- Esta é uma parceria extraordinária para concluir um projeto ambicioso. Vamos levar mais segurança, lazer e entretenimento para a população da Baixada Fluminense. Duque de Caxias será transformado em um centro contemporâneo de cultura e ciência. Vamos agregar valores na região - afirmou o governador Sérgio Cabral.
De acordo com o coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos, a nova delegacia terá o mesmo padrão que as outras 137 unidades inauguradas no Estado do Rio. A delegacia contará com a modernização como um dos fatores que asseguram a melhora dos serviços prestados à população. A nova unidade da Polícia Civil terá computadores conectados à Central de Dados do Programa Delegacia Legal, o que assegura a agilidade no registro de ocorrências.
- O programa já funciona em Caxias: temos outras duas delegacias no município. O padrão de construção será o mesmo das outras unidades implantadas em todo o Estado. A parceria feita com a Marinha para nos ceder o terreno para a construção do complexo de segurança é maravilhosa, porque beneficia diversas áreas. O Governo do Estado irá assegurar mais segurança à cidade e mais entretenimento com a ampliação do Museu Ciência e Vida - disse o coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos.
Quarteirão da CiênciaInaugurado em julho de 2010, o Museu Ciência e Vida tem quatro andares, com área de convivência, auditório multimídia, que ganhará recursos de projeção 3D, espaço para exposição, além do planetário. Atualmente, o segundo e o terceiro andares do prédio estão em obras para que o museu possa receber novas exposições. A previsão é que as melhorias estejam concluídas em março de 2012.
O museu será ampliado e transformado no quarteirão da ciência depois da desocupação do terreno da atual unidade policial e da implantação do complexo de delegacias especializadas, prevista para o segundo semestre de 2012. O objetivo, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, é atrair mais visitantes. Hoje, o museu é considerado referência em exposições interativas e já recebeu mais de 40 mil pessoas e 200 escolas.
- Iremos complementar o museu com espaço exclusivo para mostras temporárias e um polo da Fundação Cederj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) para a realização do curso de Engenharia. Com as novidades e as antigas atrações, a área se transformará no quarteirão da ciência. Criaremos um museu interativo que servirá de referência para outros países. Será um marco em defesa da ciência, da pesquisa e da cultura. Depois da desocupação da delegacia, entregaremos a nova fase do museu em um ano - afirmou o secretário
Jornal de Caxias está nas ruas
Comandado pelo jornalista Fernando Rocha, o jornal traz a participação de vários colunistas, dentre eles eu que escrevo a "Culturando".
Abaixo reproduzo a coluna do jornal.
CULTURANDO
André de Oliveira
Este final de semana vai ser agitado para quem atua na cultura de Duque de Caxias, mas a coisa mais importante é a realização da IV Conferência Municipal de Cultura, nos dias 25 e 26 de novembro, na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo na Vila São Luiz.
A Conferência tem o papel de nortear as políticas públicas da prefeitura para o setor. Sabemos que nem sempre o poder público respeita as decisões da assembléia e muitas das vezes traça sua gestão ao bel prazer da secretária, mas é fundamental a participação da sociedade civil e principalmente dos artistas e produtores neste espaço.
Na ocasião será eleito o novo conselho para o biênio 2012/2013, as inscrições para quem tiver interessado em concorrer para a vaga estão abertas até o dia 25 de novembro na sede da secretaria municipal de cultura. O importante nesse momento é definir o papel da cultura no ciclo de desenvolvimento da cidade para inseri-la nesse novo contexto sócio-econômico.
Precisamos preparar um marco regulatório para o setor, como o Fundo Municipal de Cultura e outros instrumentos que garantam democraticamente a participação de outros atores culturais na cidade, proteger de fato nosso patrimônio histórico e criar mecanismos claros de utilização dos equipamentos públicos.
A pauta é extensa e importante, mas sem a participação ativa dos interessados de fato que somos nós artistas, corre-se o risco da conferência virar um mero palanque.
Duas dicas no sábado será aberta a exposição "Movida Caxiense", na qual participo como curador e expositor, junto com Eduardo Ribeiro, Bia Pimenta, Lippe Muniz, Nanda Augusta, Pablo Pablo.
A mostra coletiva pretende apresentar ao público da cidade um pouco da arte contemporânea que está sendo produzida na cidade.
O evento começa as 17h no Sesc Caxias. No domingo rola um dos eventos mais interessantes da cidade, o Meeting Off Favela, onde centenas de grafiteiros de vários locais, percorrem os becos e vielas da Vila Operária, deixando sua arte nos muros da comunidade. Vale a pena conferir de perto.
Vá ao teatro em Duque de Caxias
XX Mostra Comunitária de Dança do Projeto Luar
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Seminário – Redes de formação para o Audiovisual
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Movida Caxiense Arte Contemporânea em Duque de Caxias
Professores pensam a cidade
Vila Operária recebe legião de grafiteiros nesse domingo
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Toni Platão se apresenta no Sesi Caxias
domingo, 20 de novembro de 2011
Tarja Real comemora aniversário na Lira de Ouro
4ª Noite de Autógrafos na 10º Feira do Livro de Nova Iguaçu
Concurso de poesias de Duque de Caxias premia vencedores no dia 21
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Conferência de Cultura de Duque de Caxias
O reino do mar sem fim - teatro de graça na segunda
Dia da Consciência Negra
Teatro Sesi Caxias apresenta a peça "Se casamento fosse bom"
Hoje tem Wantuir no Teatro Raul Cortez
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Desmaio Públiko 20 anos
Toca do Rato lança dvd do seu show de aniversário
Tango, bolero e cha cha chá na Baixada
Texto: Eloy Araújo
Elenco: Edwin Luisi, Alice Borges, Johnny Massaro, Carolina Loback, e Pedro Bosnich
Elaboração e formatação de projeto: Elisa d’Abreu
Arte gráfica: Frederico Reder e Fernando Cavalcante
Trilha sonora: Andrea Zeni
Iluminação: Paulo Cézar Medeiros
Tema Lana Lee: Andrea Zeni, Eloy Araújo e Isadora Medella
Cenário original: José Dias
Direção de produção: Frederico Reder e Juliana Reder
Postagem em destaque
Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente
Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...

-
Estive visitando o Asé Pantanal, uma das casas mais tradicionais do candomblé de Duque de Caxias. Fomos recebidos pela Mãe Maria e demais me...
-
Para a galera que esta afim de acompanhar a sessão do Mate Com Angu hoje e não tem como se deslocar para a cidade de Duque de Caxias, não pr...
-
Os gestores de cultura da Baixada Fluminense, reunidos na cidade de Duque de Caxias, na última terça-feira, elegeram o secretário municipal ...