quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Jornal de Caxias está nas ruas

Saiu a segunda edição do Jornal de Caxias, um veículo de comunicação que vem com uma nova proposta de jornalismos na cidade.
 Comandado pelo jornalista Fernando Rocha, o jornal traz a participação de vários colunistas, dentre eles eu que escrevo a "Culturando".
 Abaixo reproduzo a coluna do jornal.

 CULTURANDO
André de Oliveira


Este final de semana vai ser agitado para quem atua na cultura de Duque de Caxias, mas a coisa mais importante é a realização da IV Conferência Municipal de Cultura, nos dias 25 e 26 de novembro, na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo na Vila São Luiz.
 A Conferência tem o papel de nortear as políticas públicas da prefeitura para o setor. Sabemos que nem sempre o poder público respeita as decisões da assembléia e muitas das vezes traça sua gestão ao bel prazer da secretária, mas é fundamental a participação da sociedade civil e principalmente dos artistas e produtores neste espaço.
 Na ocasião será eleito o novo conselho para o biênio 2012/2013, as inscrições para quem tiver interessado em concorrer para a vaga estão abertas até o dia 25 de novembro na sede da secretaria municipal de cultura. O importante nesse momento é definir o papel da cultura no ciclo de desenvolvimento da cidade para inseri-la nesse novo contexto sócio-econômico.
 Precisamos preparar um marco regulatório para o setor, como o Fundo Municipal de Cultura e outros instrumentos que garantam democraticamente a participação de outros atores culturais na cidade, proteger de fato nosso patrimônio histórico e criar mecanismos claros de utilização dos equipamentos públicos.
 A pauta é extensa e importante, mas sem a participação ativa dos interessados de fato que somos nós artistas, corre-se o risco da conferência virar um mero palanque.
 Duas dicas no sábado será aberta a exposição "Movida Caxiense", na qual participo como curador e expositor, junto com Eduardo Ribeiro, Bia Pimenta, Lippe Muniz, Nanda Augusta, Pablo Pablo.
 A mostra coletiva pretende apresentar ao público da cidade um pouco da arte contemporânea que está sendo produzida na cidade.
 O evento começa as 17h no Sesc Caxias. No domingo rola um dos eventos mais interessantes da cidade, o Meeting Off Favela, onde centenas de grafiteiros de vários locais, percorrem os becos e vielas da Vila Operária, deixando sua arte nos muros da comunidade. Vale a pena conferir de perto.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...