quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Exposição África-Brasil será aberta hoje em Caxias


Será aberta nesta quinta-feira (3 de novembro), na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, a exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas”, promovida pelo IPEAFRO-Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. Com fotografias, pinturas, cartazes, esculturas, livros e revistas, a mostra retrata a cultura africana e também homenageia o pintor, escritor, poeta e um dos mais destacados defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, Abdias Nascimento, que faleceu em maio aos 97 anos. Fundador do Teatro Experimental do Negro em 1944 e detentor de vários prêmios, ele foi Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Brasília, Federal e Estadual da Bahia, Estado do Rio de Janeiro, e Obafemi Awolowo da Nigéria. A exposição tem como curadora Elisa Larkin Nacimento, presidente do IPEAFRO, entidade fundada por Abdias em 1981. A exposição ficará em cartaz até 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h à 17h, com entrada franca. Grupos ou escolas que desejarem, poderão fazer agendamento no IPEAFRO, através do telefone 2509-2176.
Antes de ser aberta ao público, a exposição recebeu no dia 27, os participantes do Fórum de Educação Afirmativa Sankofa, realizada pelo IPEAFRO em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo (SMCT) e de Educação (SME), entre os dias 24 e 27, com oficinas, exibição de vídeo e atividades no auditório da SME.
Estiveram presentes ainda o vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (COMDEDINEPIR), Jairo Célio da Cruz; o membro do Conselho de Defesa dos Direitos do  Negro do município do Rio deJaneiro, Mário Leopoldo; os designers Afonso Drumond e Luiz Carlos Gá; o ceramista Agenor Nune; além de membros da Secretaria de Cultura, intelectuais e representantes de várias entidades.



Fotos: Casa Brasil Imbariê/Divulgação

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...