Neste blog você vai encontrar meus trabalhos artísticos e alguns pitacos sobre cultura.
domingo, 20 de novembro de 2011
4ª Noite de Autógrafos na 10º Feira do Livro de Nova Iguaçu
Conheça os autores que estarão autografando seu livros nesta terça-feira, na 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu!
Antonio Filipak - Artista Plástico e Designer com Graduação em Marketing, Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural, com diversos cursos de extensão do MBA em Gestão Cultural, além da formação em Cinema de Animação, História da Arte e Músico Profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil. Participou da publicação de vários cartálogos de arte; lançou "Releitura" em 2007 e está produzindo (Caminhos 25 anos do) "A Nova Iguaçu Histórica"- Livro pôster, para Janeiro de 2012.
Eva Correia Derossi - De origem portuguesa. Casada, mãe de dois filhos. Formada em Pedagogia, trabalhou com as cátedras de Filosofia e Sociologia. Escreve mensagens personalizadas (acróstico), padronizadas e cerimoniais. É autora do texto "Encontro Sacana", para ser adaptado para uma peça de teatro. Publicou recentemente "Amor e Fé pelas Estradas da Vida", pela Litteris editora.
Fátima Reis - pedagoga (UNI-RIO); poeta, escritora, contadora de histórias e consultora ambiental. Atua na promoção da igualdade racial, na educação etnoambiental e em projetos de diversidade cultural. Conquistou o 2° lugar no I Concurso Mercosul de Contos para Crianças na Argentina com o livro "O Menino que Queria Chorar Estrelas" (2005). Pela Duna Dueto publicou "A Princesa Cambalhotista" e "A História de Chico Mendes para Crianças" pela editora Prumo.
Henrique Souza - é poeta de Nova Iguaçu – RJ, professor de Sociologia e Filosofia, participa do grupo de poesia Desmaio Públiko e faz parte do grupo Pó de Poesia. Lançou em 2010, o livro "enCantos do ser".
Manoel Ricardo Simões: também conhecido por Breguelé, é geógrafo (UFF e IFRJ), e professor universitário. Através da editora Entorno pela qual é idealizador e responsável, publicou os seguintes títulos: “A Cidade Estilhaçada”; "Contos e Crônicas"; "Dramatização para o ensaio de Geografia", e recentemente, "Ambiente e Sociedade na Baixada Fluminense".
Marlos Degani - é poeta, autor de "Ad Nutum" (1992) e "Sangue da palavra". Participa do grupo "Desmaio Públiko". Ganhou diversos prêmios, entre eles: Prêmio SESC de Poesia (São João de Meriti) - 1996; Prêmio Jornal O Globo – Melhor Redação - 2000; Prêmio Helena Kolody – Governo do Paraná – 2001 e mais recentemente o Prêmio Canon de Poesia de 2009 e o da Livraria Asabeça de 2010.
Ney Santos - é iguaçuano, formado em Letras, é também compositor, com participações em festivais do gênero; em 2010, foi congratulado com o melhor samba no Bloco Arrastão de Miguel Couto, onde até hoje é intérprete oficial. Como escritor figura em várias antologias. Em 2003 editou "Capitulino - Bom Pra Cachorro", cujo lançamento ocorreu na 11ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro.
Sobre a Feira do Livro de Nova Iguaçu
A Feira do Livro de Nova Iguaçu começou no ano de 2005, e por duas ocasiões, ocorreram repetidamente no mesmo ano, por isso encontra-se pela 10ª vez em Nova Iguaçu, com parceria da Secretaria de Cultura e Turismo local.
Naquele começo, um número considerável de autores iguaçuanos lideraram os balcões do stand exclusivo para autores baixadenses na feira, sob a batuta do editor e escritor Moduan Matus. A partir de 2007, inspirada em tão relevante iniciativa, cataloguei junto a outros grandes acervos (IPAHB; ASAMIH e CENFOR), um número importante de autores de outros municípios. A partir daí realizei a "Exposição Autores e Livros da Baixada Fluminense" em Seropédica; Duque de Caxias; Nova Iguaçu, Paracambi e Itaguaí, sempre em grandes eventos culturais. Em seguida, criei um blog, onde está sendo catalogando um acervo com quase 150 títulos disponíveis para venda.
Buscando facilitar o intercâmbio entre autores e o público leitor, estou produzindo o evento "Noite de Autógrafos" dentro da 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu, no stand 13, onde os mesmos não somente vendem seu livros mas compartilham saberes e ideais. O reconhecimento do público tem proporcionado motivações para as próxima obras.
Na primeira semana da "Noite de Autógrafos" (01/07), aportaram por lá Marcão Baixada, autografando a coletânea de crônicas "Pelas Periferias do Brasil"; Camila Senna (03 títulos - Coletânea de poesias), e Moduan Matus (com mais de 10 títulos ainda disponíveis para venda. Ele publicou 17 livros).
Na segunda noite (08/11), recebemos a septuagenária Lírian Tabosa com duas publicações recentes: "Umas & Outras" e "Lírios" (ambos de poesias), e, Sil, autografando "Miscelâneas", publicado em 2006.
No terceiro encontro, recebemos o Sr. Frederico de Castro com seu livro "Uma Vida Dedicada à Nova Iguaçu"; Gisela Barros ("Nossa Gente I e II"; e "Nossas Ruas Tem Histórias"); Fábio Fernando ("Estação Abrigo"); Pedro Ferreira (06 títulos, sendo o mais recente, "O Jovem na Sociedade Contemporânea); Tatá Ananguê ( “Angola Nação Mãe”); Paulo Santos (03 títulos, o mais recente, "Imagens Nova Iguaçu" - colorido) e Victor Loureiro, autografando sua mais recente publicação "Perímetro Humano”.
Essa iniciativa é relevante, e vem de encontro a uma notória demanda: a produção literária na Baixada Fluminense X a ausência de livrarias e acervos voltados para esse segmento (bibliotecas, exposições).
É chegada a hora de reconhecermos a produção literária da Baixada Fluminense, seja através de cotas em editais de publicações de livros; de concursos literários; de estabelecimento de 'cantinhos do escritor baixadense' nas bibliotecas municipais e em outras instituições como SESI, SESC, ONG's, etc.
Porque tem ficado evidente o interesse da população pelas publicações dessa temática, principalmente os livros que trazem à tona a memória da nossa região; como os livros que abordam a história, a geografia; de personalidades notório saber como o próprio Moduan Matus; dos pesquisadores Gênesis Torres; Ricardo Simões; José Cláudio Souza Alves; Ney Alberto de Barros entre outros.
Portanto insisto com você que continuou comigo por aqui: ações como "Exposição de Livros e Autores da Baixada Fluminense, e "Noite de Autógrafos" é mais um dos caminhos para que se estabeleça uma estreita e forte relação entre a paixão de ler e escrever. É como a fome e a vontade de comer. Na sua frente há um prato e também a sobremesa. Pegue a colher!...E saboreie sem Moderação, se puder.
Visite e participe do blog: http://livrosbaixadafluminenserj.blogspot.com/
Serviço:
22/11/2011 – Terça-feira - 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu - "Noite de Autógrafos" - Stand 13 - Autores da Baixada Fluminense
Local: Praça Ruy Barbosa - Centro - Nova Iguaçu (Próx. Bancos Brasil e Bradesco
Horário: 18h
Maiores Informações: 8605-1938/ 8743-4768 Claudina Oliveira e Moduan Matus
Por Claudina Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente
Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...
-
Estive visitando o Asé Pantanal, uma das casas mais tradicionais do candomblé de Duque de Caxias. Fomos recebidos pela Mãe Maria e demais me...
-
Para a galera que esta afim de acompanhar a sessão do Mate Com Angu hoje e não tem como se deslocar para a cidade de Duque de Caxias, não pr...
-
Os gestores de cultura da Baixada Fluminense, reunidos na cidade de Duque de Caxias, na última terça-feira, elegeram o secretário municipal ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário