sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diretor de cinema de Duque de Caxias participa de Festival em Chicago

Diretor Cacau Amaral traz a realidade das favelas para Chicago



Cacau Amaral, um dos diretores que assinam o aclamado 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (5x Favela, Now by Ourselves), desembarcou em Chicago ontem de manhã para a festa de abertura da Mostra II, a segunda edição do nosso Brazilian Film Series com foco em questões sociais. Em entrevista ao Chicagoano, o diretor contou como o 5x, mesmo com orçamento apertado e um formato contrário às produções do estilo blockbuster, conquistou o público e a crítica.

“O segundo 5x Favela seguiu o mesmo formato do primeiro filme com o mesmo nome, rodado por Cacá Diegues [e outros quatro diretores], em 1962,” explicou Amaral. “Apesar de todos os recursos cinematográficos disponíveis, abrimos mão dos efeitos especais e trabalhamos com orçamento reduzido, o que não nos impediu de fazer uma produção de qualidade, porque, apesar de quase 50 anos depois, a proposta deste trabalho era a mesma: Expor e levar ao debate assuntos cotidianos das favelas. Até então, os filmes não tinham esse cunho social. Era uma outra filosofia, mas isso felizmente mudou.”

Com direção é assinada por outros quatro diretores — Luciana Bezerra, Rodrigo Felha, Wavá Novais e Manaíra Carneiro — 5x Favela chegou às telas brasileiras em outubro do ano passado, com o aval dos críticos de cinema, e levou sete prêmios no Festival de Paulínia, além de calorosa recepção no Festival de Cannes. Para Amaral, a chegada do 5x a Chicago, depois de entrar para o ranking das melhores produções brasileiras, apenas confirma o que ele já acreditava: “Ver o reconhecimento do trabalho de todos os diretores, elenco e equipe técnica só confirma minha crença de todo esforço vale a pena, quando o objetivo é salutar. E nesse caso, a intenção era mostrar que a vida na favela vai além do preconceito de quem nunca esteva lá.”

Participando de um debate após a festa de abertura, e outros debates que sucederão às próximas exibições do filme, Cacau quer levar para a discussão com brasileiros, americanos e espectadores de toda parte do mundo, a realidade que ele filmou, ao lado dos outros seis diretores, além de um pequeno-grande diferencial: O fato de ele conhecer de perto ao dia a dia de uma favela por viver em uma região rodeada delas, Duque de Caxias.

O trabalho de Cacau Amaral está em seu blog pessoal, http://cacauamaral.wordpress.com/2011/10/18/5x-favela-em-luxemburgo/ e também em vídeos na Internet.

A programação completa da MOSTRA II está em www.brazilianfilmsinchicago.com.

Fonte: http://www.chicagoano.com

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...