quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Baixada Encena 2011


O Baixada Encena é uma ação com características de movimento associativo visando estabelecer referências culturais e artísticas que venham a contribuir para o fortalecimento de uma identidade social baixadense que se caracterize como universal.
Nesta edição de 2011 realizada com patrocínio da Prefeitura da cidade de Paracambi e de sua Secretaria de Cultura e Turismo o Baixada Encena além das apresentações de nove espetáculos, vem discutir o Fazer cultural na região trazendo o ilustre teatrólogo Amir Haddad, pai do Teatro de Rua Brasileiro, para defender a idéias como: Arte pública – uma arte para todos, políticas culturais para utilização dos espaços públicos e a ressignificação do sentido de sociedade e coletividade. Para isto, estará realizando juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ de Nilópolis um documentário com artistas, produtores e gestores públicos durante a ação.
O Baixada Encena
Desde a sua primeira edição em 2008 constituiu-se como Rede de Articulação, hoje, composta por dez grupos teatrais: CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes de Nova Iguaçu, Cia. de Arte Popular de Duque de Caxias, Queimados Encena de Queimados, Turma em Cena de Itaguaí, Tudo Vira Cena de São João de Meriti, Grupo Código de Japeri, Cia Faces de Paracambi, Cochicho na Coxia de Mesquita e Cia Teatropelo de Belford Roxo e Fama de Nova Iguaçu. Todos estes grupos atuam e produzem de forma contínua em suas cidades, alguns com mais de dez anos de atividades.
São mais de quinze parcerias Institucionais consolidadas como a Fase, ComCausa, Cisane, Portal Baixada Fácil, Buraco do Getulio, Escola Livre de Cinema, Cinema Nosso, Crescer e Viver, entre outras.
No poder público tivemos apoio de várias prefeituras da Baixada, a Secretaria de Cultura do Estado (2010) e órgãos estaduais e federais de Educação (IFRJ, UFRRJ, UNIRIO, FAETEC).


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...