quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Duque de Caxias Ganhará Complexo de Segurança e Cultura em 2012

Terreno da Marinha doado ao Estado abrigará as delegacias Legal e da Mulher

O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganhará um complexo de segurança e de entretenimento em 2012. A Marinha doou ao Estado um terreno na Rua General Dionísio, no Centro, para a construção de um espaço que abrigará as delegacias Legal, de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente. A atual unidade policial, que fica na Praça Roberto Silveira, na Rua Aílton da Costa, s/n, será desativada para a ampliação do Museu Ciência e Vida. O termo de cessão da área foi assinado nesta terça-feira (22/11) pelo governador Sérgio Cabral e o comandante da Marinha do Brasil, almirante Júlio Soares de Moura Neto.

O projeto da 59° DP, que deve ser inaugurada até setembro do ano que vem, já está pronto e será licitado em breve. No terreno concedido pela Marinha, o Programa Delegacia Legal irá erguer um prédio com três andares, que receberá cada uma das unidades policiais especializadas. O governo estadual também aproveitará a área para construir uma praça com duas quadras poliesportivas para a população do bairro, que já conta com serviços do fórum, do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado.

- Esta é uma parceria extraordinária para concluir um projeto ambicioso. Vamos levar mais segurança, lazer e entretenimento para a população da Baixada Fluminense. Duque de Caxias será transformado em um centro contemporâneo de cultura e ciência. Vamos agregar valores na região - afirmou o governador Sérgio Cabral.

De acordo com o coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos, a nova delegacia terá o mesmo padrão que as outras 137 unidades inauguradas no Estado do Rio. A delegacia contará com a modernização como um dos fatores que asseguram a melhora dos serviços prestados à população. A nova unidade da Polícia Civil terá computadores conectados à Central de Dados do Programa Delegacia Legal, o que assegura a agilidade no registro de ocorrências.

- O programa já funciona em Caxias: temos outras duas delegacias no município. O padrão de construção será o mesmo das outras unidades implantadas em todo o Estado. A parceria feita com a Marinha para nos ceder o terreno para a construção do complexo de segurança é maravilhosa, porque beneficia diversas áreas. O Governo do Estado irá assegurar mais segurança à cidade e mais entretenimento com a ampliação do Museu Ciência e Vida - disse o coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos.

Quarteirão da Ciência

Inaugurado em julho de 2010, o Museu Ciência e Vida tem quatro andares, com área de convivência, auditório multimídia, que ganhará recursos de projeção 3D, espaço para exposição, além do planetário. Atualmente, o segundo e o terceiro andares do prédio estão em obras para que o museu possa receber novas exposições. A previsão é que as melhorias estejam concluídas em março de 2012.

O museu será ampliado e transformado no quarteirão da ciência depois da desocupação do terreno da atual unidade policial e da implantação do complexo de delegacias especializadas, prevista para o segundo semestre de 2012. O objetivo, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, é atrair mais visitantes. Hoje, o museu é considerado referência em exposições interativas e já recebeu mais de 40 mil pessoas e 200 escolas.

- Iremos complementar o museu com espaço exclusivo para mostras temporárias e um polo da Fundação Cederj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) para a realização do curso de Engenharia. Com as novidades e as antigas atrações, a área se transformará no quarteirão da ciência. Criaremos um museu interativo que servirá de referência para outros países. Será um marco em defesa da ciência, da pesquisa e da cultura. Depois da desocupação da delegacia, entregaremos a nova fase do museu em um ano - afirmou o secretário

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...