terça-feira, 20 de março de 2012

20 de março: um dia de Cultura de verdade! - direto da Lurdinha

Texto extraído do site: www.lurdinha.org
Redação: Heraldo Hb



Dia 20 de março em Caxias é comemorado o dia municipal da Cultura – sim, por incrível que pareça de tempos em tempos a Câmara Municipal consegue aprovar alguma coisa relacionada à Cultura…
Barboza LeiteBem, a data é referente ao aniversário de Francisco Barbosa Leite, sujeito multiartes que habitou essas terras durante muito tempo, falecido em 1996. Pintor, escritor, jornalista, ensaísta, cenógrafo, ator, compositor, professor, editor, ilustrador, músico e agitador cultural, foi responsável entre tantos feitos pela criação de um Salão de Artes Plásticas em Duque de Caxias e pelo grupo ArCo (Arte e Comunicação) que, junto a figuras incríveis como Rogério Torres, chegaram a produzir filmes em Super-8 que infelizmente se perderam nos caminhos tortuosos da vida.
Mas, a felicidade é que no dia 20 de março, domingo passado, também fez aniversário  dois grandes ícones da Arte e Cultura de Caxias: Paullo Ramos e Martha Rossi, ambos vivos, extremamente vivos e produzindo/vivendo como nunca. Salve!!
***
***
Paullo Ramos é pintor e agitador cultural de alto coturno. Talentoso e premiado, Paullo dirige a anos a Galeria Arte e Fato, polo irradiador de boas vibrações e que é responsável pela iniciação de vários talentos que têm ganhado o mundo. Aí na foto, tem o Paullo posando com meu livro, mó honra. 
Endereço do Atelier: Rua General Câmara, 56, na 25 de Agosto, perto da 59ºDP e da Unigranrio.
***
***
Professora Martha Rossi

Martha Rossi é essa coisinha fofa aí da foto, que dá vontade de levar pra casa e ter a companhia dela o tempo todo… 
Professora conhecida e conceituada, pintora, grande figura humana. Foi braço direito da professora Armanda Alvaro Alberto por 10 anos na Escola Regional de Meriti, a nossa querida Mate com Angu. Foto de 2009, tirada na casa dela.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...