quarta-feira, 3 de setembro de 2014

AGENTES DE LEITURA IRÃO LEVAR A LITERATURA ÀS CASAS DE CAXIAS

Os mais novos agentes de leitura de Duque de Caxias foram apresentados nesta quarta-feira (27/8), na Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, em evento que contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, da subsecretária de Educação, Daniele Pereira, da escritora Hellenice Ferreira e do diretor da biblioteca, Antônio Carlos de Oliveira. A missão do grupo é percorrer os bairros do município levando a leitura às famílias.
Agentes literários contam com bicicleta para  percorrer as localidades levando o  incentivo a leitura
O secretário de Cultura e Turismo do município, Jesus Chediak destacou a importância do programa por levar a leitura às famílias de Caxias. “Só existe uma revolução, e ela é feita através da educação.  A leitura faz das pessoas co- autor da obra”, disse.
A solenidade contou com o secretário de Cultura Jesus Chediak a subsecretaria de Educação Daniele Pereira e o diretor da biblioteca Antonio Carlo
Para a subsecretaria de Educação mesmo o projeto sendo da área da Cultura, sua secretaria irá apoiar integralmente. “Queremos que os agentes atendam ao máximo de pessoas possível”, garante.
A escritora Hellenice Ferreira  destacou a importância do trabalho dos agentes no município
A escritora Hellenice Ferreira, que participa do programa, explica que os agentes irão percorrer as residências agendadas incentivando a leitura e atividades como contação de história, rodas de leitura entre outras ações.
Missão literária
O programa Agente de Leitura é uma iniciativa do ministério da Cultura com a participação da secretaria estadual de Cultura e da prefeitura de Duque de Caxias. Os participantes têm que ter entre 18 e 29 anos, terem ou estar cursando o Ensino Médio, recebem um auxílio mensal de R$350 e o contrato tem duração de dois anos. Os agentes recebem um kit composto por camiseta, bicicleta e livros.
Grupo teatral da Feuduc fez apresentação  durante a posse dos novos agentes de leitura na biblioteca Leonel Brizola
O objetivo do projeto é levar a cultura literária a áreas do município onde a população tem dificuldade no acesso a atividades culturais.  O programa federal funciona nos mesmos moldes do agente de saúde, que periodicamente faz visitas aos pacientes cadastrados. No caso do agente de leitura, a missão dele é promover atividades que incentivem o morador e a vizinhança ao hábito da leitura. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...