terça-feira, 30 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO KUMBUKUMBU – ÁFRICA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NA BAIXADA FLUMINENSE

No dia 01 de outubro de 2014quarta-feiraàs 17h,  será inaugurada na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, a exposição “KUMBUKUMBU – África, memória e patrimônio na Baixada Fluminense“.
Kumbukumbu é uma palavra da língua swahili usada para objetos, pessoas ou acontecimentos que nos fazem pensar sobre o passado. Kumbukumbu nos alerta sobre a dimensão do passado que abre um caminho para o futuro por isso é usada nos museus para destacar a ideia de memória e o patrimônio.
O swahili é uma língua amplamente falada na África oriental e sul que resulta de uma mistura do árabe, línguas estrangeiras e nativas. Por sua flexibilidade tornou-se a principal língua de interação dos povos no interior do continente africano.
A exposição tem entrada franca e estará aberta ao público de 01 a 31 de outubro de 2014.
A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola faz parte do Centro Cultural Oscar Niemeyer localizado na Praça do Pacificador, s/n, Centro, Duque de Caxias-RJ.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...