quinta-feira, 14 de maio de 2015

Exposição promove o ensino de fenômenos da luz para deficientes visuais

O que alunos portadores de necessidades visuais conseguem de fato entender das aulas de física, sobretudo das aulas de óptica, que explica os fenômenos da luz? Esta pergunta levou o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (USP) a desenvolver uma intrigante exposição. Em “Física ao alcance das mãos”, maquetes e painéis tátil-visuais, apresenta alguns conceitos em torno da luz através da experimentação manual. O público poderá conhecer essa iniciativa a partir do dia 21 de maio, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. A inauguração acontece às 11h.

A intenção da exposição é proporcionar o ensino de conceitos físicos à diversidade de públicos, quebrando possíveis barreiras no processo de aprendizagem. Inovando na prática educativa, busca-se democratizar o acesso ao conhecimento. Além disso, o público que não possui deficiência visual pode usufruir da exposição, tendo a disposição o recurso de vendas para sentir as peças apenas com o tato.
A exposição conta com mediação, facilitando o acesso e compreensão dos equipamentos, e marca a parceria entre o museu e o Grupo de Óptica, reconhecido pelas inúmeras pesquisas usando luz no laboratório para diversas aplicações, como tratamento e diagnóstico de doenças como o câncer. Grupos podem agendar visitação através do telefone (21) 2671-7797. A entrada é gratuita.

Serviço
Abertura da exposição “Luz ao alcance das mãos”
Quando: 21 de maio, 11h
Local: Museu Ciência e Vida
Rua Ailton da Costa, 25 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, RJ, 25071-160
Telefone:(21) 2671-7797
GRATUITO


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...