quinta-feira, 7 de maio de 2015

Relatório da ANCINE demostra o fraco desempenho da produção audiovisual brasileira no mercado

A ANCINE divulgou ontem o seu informe de acompanhamento do mercado de audiovisual, os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2015, e nos aponta o quanto ainda temos que trabalhar em relação a nossa indústria do audiovisual.
Um dos números que chama atenção é o aumento do público que alcançou os 43,4 milhções de espectadores, um crescimento de 18,1% em relação ao ano de 2014. A renda alcançada foi de R$ 568 milhões de reais, sendo que boa parte se deve principalmente a produções estrangeiras, que representaram 87,2 do público de cinema do país.
Até o fechamento desse primeiro balanço a produção "Cinquenta Tons de Cinza", ocupava a primeira colocação com um público de 6.654.799 espectadores.
O filme brasileiro com maior público foi "Loucas pra Casar", com 3.722.461, espectadores,  essa produção e "Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel", que fez 1.206.814 espectadores, foram os responsáveis por 96,2% do público que foi ao cinema assistir um filme nacional no período.
Os dados revelam que apesar dos novos formatos da indústria audiovisual como a internet, ir ao cinema, ainda é um grande mercado, apesar do número restrito de salas de exibição pelo país.
O dado preocupante é a pouca presença de produções nacionais, nesse mercado, alguns lançamentos internacionais, ocupam um percentual muito grande do parque exibidor.
É preciso de alguma forma incentivar a ampliação da participação dos lançamentos nacionais nas salas comerciais, e também em outras janelas de exibição, que não sejam as tradicionais: cinema, tv a cabo.
Os cineclubes estão aí para ser uma porta de entrada para formação de público, principalmente para os filmes que são lançados com apoio de leis de incentivo.
É preciso criar essas pontes, é fazer do cinema nacional voltar a ser uma indústria competitiva, como acontece hoje com a Argentina e outros exemplos pelo mundo afora.


tabela referente a participação das produções nacionais no mercado no primeiro trimestre de 2015- Fonte: ANCINE


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