segunda-feira, 11 de maio de 2015

Os Corações do Parque do Flamengo - Isso é Arte!

Uma Intervenção Urbana, realizada no domingo dia 10 de maio, no Parque do Flamengo, vem causando polêmica nas redes sociais. No local foram colocados cerca de trinta corações de boi, pendurados em uma árvore, a estranha imagem causou espanto para as pessoas que passavam e foi retirado pela Comlurb por volta das 12h. A empresa informou em nota que a limpeza do local é feita diarimente, e assim que foi avistado pelo gari, foi providenciada a sua remoção, já que o coração do animal apodrece, cria chorume e atrai vetores.

O trabalho  ganhou as redes sociais, após ser filmado por Luiz de Aquino, e foi reproduzido pelo site do Jornal O Globo, imediatamente a discussão passou a acontecer, e os porquês daquela ação. Uma grande parte das pessoas colocando que estava relacionada a questões religiosas ligadas ao candomblé, como mero preconceito.

Na verdade o trabalho é fruto de uma intervenção urbana, realizada por alunos do curso de artes visuais da Unigranrio: Tatiana Pessanha, Deva Peixoto e Dani Mei.

A intervenção urbana é empregada nas artes visuais contemporâneas, e tem por objetivo, buscar a reflexão das pessoas para alguma questão simbólica através da interferência no espaço da urbe. Nela o artista pretende provocar o espectador diante de alguma situação que o estimule a reagir de alguma forma a proposta que foi elaborada.

Muitas pessoas certamente vão questionar - Isso é arte? 
Esse, ao meu ver, é um dos papéis da arte e da cultura, provocar a discussão e a reflexão  nos dias de hoje. Ações como essas, certamente nós auxilia a sair um pouco do espaço/tempo em que vivemos e nos faz perceber que podemos pensar de uma forma diferente.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...