quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Universidade de Bath no Reino Unido promove workshop de capoeira com Mestre Russo de Caxias

Não é de hoje que a Capoeira de Caxias roda o mundo, vários mestres que começaram sua trajetória na cidade ganharam o mundo e disseminam nossa cultura por outros continentes.
Um dos que mais atravessam os oceanos é o Mestre Russo, que no dia 29 de novembro realiza um workshop na Universidade de Bath na Inglaterra.

Mestre Russo de Caxias started capoeira in 1968 in Caxias, a suburb of Rio de Janeiro. On the 3rd June 1973 he started to organize with some fellow capoeiras a weekly roda which now, more than 40 years later, has become one of the most famous and respected rodas in Brazil and worldwide. The roda de Caxias has seen attended regularly since the late 1970s by several masters who later became references in the capoeira in brazil and abroad (Mestre Peixe, Mestre Angolinha and Mestre Cobra Mansa amongst them). In 2007 a documentaty, entitled "O Zelador" (The Caretaker) showed the work of Mestre Russo and the irresistible energy spreading from the roda he has been organizing for 41 years (http://www.bantamfilms.com/o-zelador/ to see the trailer). 

Jonas Rabelo ou Mestre Russo de Caxias, como é mais conhecido, iniciou suas atividades na Capoeira em 1968. No dia 3 de junho de 1973, dia do Santo Antonio, um grupo de amigos capoeiristas organizou uma roda em uma festa na comunidade da Igreja Católica Santo Antonio. Após esta roda “inaugural”, decidiram mantê-la todos os fins de semana. Surgia então uma das mais tradicionais rodas de rua do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo: a Roda de Caxias.
Na época, muitos bons capoeiristas participavam da Roda de Caxias e hoje contribuem para disseminação desta arte no Brasil e no exterior, como Roger Suarez Pexoto hoje na Alemanha, Francesco Jurandir Nascimento Estados Unidos – Seattle, Mestre Cobra Mansa, Itamar Barbosa da Silva, Mestre Peixe.
No 2007 o documentario "O Zelador" mostrou o trabalho desenvolvido para Mestre Russo e a energia da Roda de Caxias (http://www.bantamfilms.com/o-zelador/)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...