sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PREFEITURA E UNIGRANRIO MAPEIAM CULTURA DE DUQUE DE CAXIAS

Software desenvolvido pela universidade vai reunir dados de pessoas envolvidas com a cultura da cidade
“Duque de Caxias é muito rica culturalmente”. Tal afirmação é dita frequentemente por quem vive ou conhece a cidade. Mas onde se concentra essa riqueza, quem faz parte dela e como ela se manifesta? São questões como essas que a secretaria municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Unigranrio, pretende responder através do Cadastro Cultural, que já se encontra no site da Prefeitura (http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/) desde o início do mês de outubro. A iniciativa surgiu da necessidade de se ter um referencial quantitativo das demandas culturais do município com o objetivo de se criar políticas públicas mais qualificadas e efetivas.
“A ideia desse trabalho surgiu no início da gestão, mas somente agora, com o apoio da Unigranrio, conseguimos tirar do papel. Duque de Caxias possui uma das maiores economias criativas do país. Por isso, queremos conhecer os grupos culturais que existem nos quatro distritos e entender a dinâmica de cada lugar. Não podemos ir pelo senso comum e acabar favorecendo sempre os mesmos artistas. Outro dia fui à Casa Brasil, em Imbariê, e fiquei impressionado com a força cultural do local. O nosso objetivo com o Cadastro Cultural é justamente poder desenvolver melhor a cultura dentro do município”, explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, durante reunião com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Sônia Regina Mendes; o assessor da Reitoria, Herbert Gomes Martins, e o administrador Emerson Rosa Santana.
Além do software produzido pela Unigranrio, a secretaria municipal de Cultura e Turismo irá produzir um questionário físico para ser distribuído nas escolas municipais, em uma parceria com a secretaria municipal de Educação. A intenção é que os alunos levem as perguntas até pais, amigos ou familiares que estejam envolvidos de alguma forma com a cultura da cidade. Segundo o secretário Jesus Chediak, essa é uma forma de se obter uma abrangência ainda maior com a pesquisa.
Projeto Piloto
Responsável pelo desenvolvimento do software, a Unigranrio fez um estudo preliminar com um grupo de alunos da própria universidade antes de implementar o Cadastro Cultural. De acordo com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Sônia Regina Mendes, o resultado foi positivo e surpreendente.
“Nesse primeiro teste preparamos uma lista de perguntas de fácil compreensão, visando os moradores de Duque de Caxias. As questões buscavam saber a opinião dos estudantes sobre atividades culturais, o desenvolvimento da cultura na cidade e a visão em relação as políticas públicas. O resultado nos mostrou muita coisa interessante, que não imaginávamos”, disse a pró-reitora.

O projeto piloto foi feito com 713 pessoas. No diagnóstico cultural desse primeiro teste, mais da metade dos 212 que responderam ao cadastro inicial possuem idade entre 20 e 29 anos e são moradores do 1º distrito. Os seguimentos culturais mais citados foram o teatro, a dança e a música em geral. O resultado mostra ainda que os espaços públicos e as igrejas são os principais locais de atuação dos grupos.
No final do questionário, os voluntários desse projeto indicaram duas áreas de atenção preferencial pela secretaria municipal de Cultura e Turismo. Entre as mais citadas estiveram a divulgação de atividades culturais; organização de feiras e seminários; e capacitação artística e cultural por meio de oficinas e cursos.
“Acredito que, assim como os resultados preliminares, o Cadastro Cultural vai ajudar a desconstruir diversos mitos que existem hoje na cidade”, afirmou Herbert Gomes.
A pesquisa tem a participação dos membros do programa de pós-graduação em Letras, Cultura e Humanidade, que elaboraram as questões e usarão os dados obtidos em pesquisas.
Cadastro Cultural
A primeira fase do Cadastro Cultura será realizada até dezembro. Para participar, basta acessar o site da prefeitura e clicar no banner localizado no canto direito ou através do link https://pt.research.net/r/cadastroculturaldc. O questionário consiste em 11 perguntas de fácil entendimento. Após esse período, a Unigranrio irá preparar um diagnóstico e junto com a secretaria municipal de Cultura e Turismo farão ações subsequentes.
Representante da Coordenadoria da Juventude de Duque de Caxias, Everton Sodré elogiou o projeto. “Tenho certeza que o Cadastro Cultural será muito importante para cidade. Caxias possui uma cultura muito forte no hip hop, skate, grafite, mas mesmo assim muitas vezes tivemos dificuldade de encontrar grupos para poder organizar eventos. Esse projeto vai nos ajudar bastante. Mais uma vez a Unigranrio mostra qual é o verdadeiro papel de uma universidade. É fundamental essa valorização”, destacou.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...