quinta-feira, 24 de maio de 2012

A gente não quer só comida....


Duque de Caxias, potência econômica, não apresenta a mesma pujança nos indicadores sociais, entre eles a cultura. Apesar de possuir uma rica história, vários movimentos culturais, artistas de renome e equipamentos de qualidade, não vemos isso se converter em bens culturais para a população, resultado da falta de uma estratégia voltada ao setor.
É preciso criar uma nova forma do fazer cultural, construída democraticamente pelo tecido social que compõem o grande mosaico cultural da cidade, com sua diversidade de cores, sabores e ritmos.

Pensando nisso um grupo de ativistas culturais se reuniu no dia 21 de maio desse mês para elaborar uma proposta para o setor, que dê condições para que artistas e produtores culturais possam desenvolver seu sonhos. 

Nossa cidade conta com alguns equipamentos culturais, temos : 10 salas de cinema, 05 teatros, 03 museus, além de várias instituições que desenvolvem diversos projetos culturais. O que nos falta é uma política clara para o setor. O orçamento destinado a pasta para este ano foi de R$ 3.635.000,00, o que representa 0,18% do total do orçamento da Prefeitura de Duque de Caxias, desse montante cerca de 70% é destinado para custeio, ou seja para pagar pessoal, luz, etc...Ou seja, o investimento no setor é quase zero.

O que precisamos é mudar o conceito de acesso às verbas e equipamentos públicos, que elas sejam feitas através de editais, claros, transparentes e democráticos. Que oportunize artistas e produtores de todos os distritos a também participarem  de forma igualitária. 
Precisamos acabar com a politica dos amigos e evoluir para uma politica do cidadão, essa ideia é que norteia esse grupo de pessoas que pensam a cidade e acreditam que ela pode ser uma das referências no campo da cultura para todo o país.

André de Oliveira

Texto publicado no Jornal de Caxias - edição 180




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...