quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESTADO ENTREGA AMPLIAÇÃO DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA NESTA QUINTA-FEIRA


Cerimônia será realizada a partir das 11h e terá lançamento do Cineclube Cederj e assinatura de convênio com a Petrobras

O Governo do Estado entrega, nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 11h, a ampliação do Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. Nesta etapa, foram finalizados o terceiro andar do prédio, que ainda não tinha sido utilizado, o auditório e o planetário, que terá 68 lugares. Na ocasião, também será assinado o convênio de patrocínio da Petrobras para a exposição permanente “Energia que move o mundo” e ocorrerá a inauguração do Cineclube Cederj, projeto que vai exibir filmes em cidades do interior e no Rio de Janeiro, promovendo debates sobre os mesmos. O endereço do museu é Rua Aílton da Costa, s/nº.

Nesta quinta-feira, também serão abertas ao público quatro novas exposições. “Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas”, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), que será a primeira exposição a funcionar no terceiro piso. “Nascer” e “Fotografias da Ciência na Amazônia”, ambas da Fiocruz, vão funcionar no primeiro piso e no quarto piso, respectivamente. Por fim, “Céu – Espelho de culturas”, da Aliança Francesa, estará em funcionamento na área do Planetário.

O Museu Ciência e Vida foi projetado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. O local abriu suas portas em julho de 2010 e já recebeu quase 60 mil visitantes. O museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site www.museucienciaevida.com.br.








Mostra organizada pelo Museu de Astronomia será inaugurada na próxima quinta, dia 10, em Duque de Caxias.


A exposição itinerante do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), intitulada “Leonardo Da Vinci – Maravilhas Mecânicas”, estará aberta ao público a partir da próxima quinta, dia 10 de maio, no Museu de Ciência e Vida, em Duque de Caxias.
A cerimônia de inauguração acontece às 11h, no Museu de Ciência e Vida. O evento contará com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Secretário de Ciências e Tecnologia do estado, Alexandre Cardoso, da Presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, além de membros do MAST e do Museu de Ciência e Vida.
A exposição fica em Caxias até março do ano que vem, exemplifica a visão revolucionária de Leonardo Da Vinci através de réplicas de alguns de seus projetos. Dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), apresenta peças, textos e imagens que justificam a fama de um dos maiores gênios da humanidade.
Leonardo foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e se destacou também como anatomista, engenheiro matemático, músico, naturalista, arquiteto e escultor. Suas idéias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações e foi como artista que obteve reconhecimento de seus contemporâneos.
Serviço: Leonardo Da Vinci – Maravilhas Mecânicas
Museu de Ciência e Vida
Rua Ailton da Costa, s/n
Bairro 25 de Agosto – Duque de Caxias – RJ
Tel.: (21) 2671-7797
Horário de Funcionamento:
Terça a Sábado: de 9h às 17h
Domingos e Feriados: de 13h às 17h

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...