quarta-feira, 23 de maio de 2012

CVT Saracuruna muda de endereço e ganha estrutura moderna



O município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense do Estado, ganha na próxima sexta-feira, dia 25, uma unidade mais ampla e moderna. Com terreno próprio de 3 mil m², a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) reinaugura, às 18 horas, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Saracuruna, localizado no Ciep 229 - Cândido Portinari.

Projetado para capacitar 2 mil alunos por ano, a primeira unidade da Rede a oferecer cursos na área de Polímeros (plásticos) no Estado é motivo de entusiasmo para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que ressalta a conquista da população de Caxias.

– É a ampliação das oportunidades de emprego. É a realização de um sonho, de fazer Caxias referência de escola técnica e profissional de Polímeros – diz o secretário.

Para o presidente da Faetec, Celso Pansera, a ampliação da unidade oferece bons resultados na capacitação de profissionais. 

– Caxias merece ter um espaço como o CVT Saracuruna, que conta com uma infraestrutura de excelência. Quem sai ganhando com essa aposta da Rede é a população, em especial os jovens e adultos que estão em busca de capacitação. Vamos continuar investindo em nossas unidades por todo o Estado a fim de viabilizar cada vez mais o acesso ao mercado de trabalho – ressalta o presidente.

O CVT conta com salas amplas e arejadas, banheiros separados (funcionários, alunos e alunos portadores de necessidades especiais), uma “Praça da Ciência”, com televisão, cinco novos laboratórios (de Informática, Física, Química, Controle de Qualidade e de Máquinas de Transformação de Plástico). A unidade, anteriormente localizada na Praça do Rosário, também oferece uma Faetec Digital, espaço onde a população pode usar a internet para seus trabalhos e pesquisas.

A aluna do curso Técnico em Plástico Suzana Ribeiro da Silva, de 23 anos, acompanhou de perto as transformações e melhorias na unidade.

– Mudamos para um espaço maior e agora temos vários laboratórios. O espaço anterior não permitia uma infraestrutura como essa. As empresas estão absorvendo nossa mão de obra, e saímos realmente preparados para trabalhar no mercado. Nossos professores são muito próximos, o que nos oferece acesso as informações de forma prática.

Quanto aos cursos oferecidos na unidade, os interessados podem recorrer às áreas de Reciclagem de Plásticos e de Informática, novidades na grade. Inicialmente o CVT Saracuruna oferece capacitação em: Informática I, Montagem e Manutenção de Computadores, Auxiliar em Administração de Redes, Operador de Editoração Eletrônica, Assistente Administrativo, Operador de Telemarketing, Operador de Injetora e Extrusora de Plásticos, Estoquista ou Almoxarife, Reciclagem de Polímeros, Inglês e Espanhol.

Aqueles que já concluíram o Ensino Médio podem optar pelos cursos Técnicos em Plásticos e em Informática, ambos nas modalidades de concomitância externa e subsequente. Para concorrer às vagas ofertadas pela Faetec basta ficar atento ao site da Rede – www.faetec.rj.gov.br - que comunica a abertura de inscrições.

A unidade fica situada no Ciep 229 – Cândido Portinari, rua Cândido Portinari, S/N, em Saracuruna, bairro de Duque de Caxias.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...