segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bairro da Figueira em Duque de Caxias ganha unidade da Faetec Digital


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), inaugurou, na última sexta-feira-feira (4/5), a 85ª unidade do programa Faetec Digital no Estado do Rio de Janeiro. Esta fica localizada em Figueira, em Duque de Caxias.
O programa é uma parceria do Governo do Estado com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e oferece acesso gratuito à internet com banda larga, sendo utilizado em especial por quem não pode pagar pelo serviço. Todas as unidades contam com o auxílio de monitores treinados pela Faetec que irão ajudar os visitantes na utilização dos serviços.
– Essa unidade é mais um instrumento na busca pelo conhecimento. Aqui a pessoa pode aprender sem a necessidade de se locomover para fora da sua comunidade. Estamos no século 21, o século do conhecimento e da tecnologia, na qual a Faetec Digital Figueira ajuda na distribuição do conhecimento – destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Bem público
Os moradores da região e visitantes poderão acessar serviços públicos online, imprimir contas de água, luz e telefone, pagar impostos como IPVA e ICMS. Além disso, podem utilizar o espaço para acessar e-mail, elaborar currículos, procurar vagas de emprego, realizar pesquisas escolares e cursos à distância.
– Estamos entregando mais um importante bem público para Duque de Caxias e para o Estado do Rio de Janeiro. A Faetec Digital Figueira complementa outras iniciativas que a Fundação mantém na cidade como os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT´s) e os Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizantes (Ceteps) – explicou o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Procura intensa
A Faetec Digital Figueira é a 17ª unidade do programa em Duque de Caxias. Possui sete computadores e conta com duas monitoras para auxiliar a população. Para os moradores da região Graciene Macedo da Silva e Josué Conceição, a iniciativa irá ajudar muito a comunidade.
- O nome Faetec tem muita importância e influência para nós. Tenho certeza que a procura será intensa por todos os serviços que serão prestados aqui – comentou Graciene Macedo.
O horário de funcionamento é de 9h às 18h, sempre de segunda a sexta, exceto feriados. Para usufruir dos serviços, basta se cadastrar no próprio local, levando um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência. Menores de 16 anos podem levar o documento de identidade do responsável. A unidade ainda não possui telefone.  



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...