quarta-feira, 9 de novembro de 2016

BIBLIOTECA PÚBLICA FERREIRA GULLAR EM XERÉM PASSA POR REFORMA

Os moradores de Xerém, no quarto distrito de Duque de Caxias, receberam da Prefeitura, através da secretaria de Cultura e Turismo a reestruturação e modernização do prédio do antigo Cine FNM (Fábrica Nacional de Motores) que abriga há 16 anos a Biblioteca Pública Ferreira Gullar. As obras iniciadas em maio último já foram concluídas e para alegria dos moradores e frequentadores a fachada do prédio ganhou a cor original do antigo cinema.
“Entregar as obras de reforma e modernização da Biblioteca Pública Ferreira Gullar é um motivo de alegria para nós, além de resgatar a importância do local onde foi o Cine FNM. Esse local é um espaço que é muito utilizado pelos moradores de Xerém principalmente os estudantes. Certamente é um dos equipamentos públicos de cultura mais bonito de nossa cidade e um motivo de orgulho para todos”, disse o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira.
Localizada na Praça Engenheiro Leão de Moura a biblioteca recebe por ano moradores e visitantes à procura do acervo de qualidade que atende todos os usuários, além da prestação de serviços de utilidade pública e a realização de eventos culturais.
“Além das atividades fixas, como os Projetos “Contos e Encantos”, para estudantes de todas as idades e “Chá com Prosas” para a terceira idade. Nosso objetivo é resgatar a cultura popular brasileira e incentivar o hábito da leitura, com a realização de atividades em datas comemorativas, oferecendo assim variado material bibliográfico para as pesquisas escolares e entretenimento cultural aos interessados. Atraindo grande participação destacamos os Saraus de Poesia e Esquetes Teatrais. Oferecemos ainda, eventualmente, Palestras, Oficinas, Exibição de vídeos e Rodas de Leitura Compartilhada”, destaca a gestora da biblioteca Márcia da Silva Peres.
O prédio que não recebia melhorias há muitos anos teve o telhado trocado recebendo também nova instalação elétrica, novo forro, novo piso, pintura, troca da caixa d’água. A fachada do prédio foi restaurada e ganhou a cor original da antiga sala de exibição. Seu interior também foi modificado e o antigo depósito foi transformado em novo espaço para exposições. O público também pode ver de perto o antigo projetor de filmes da década de 50.
A Biblioteca Ferreira Gullar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem quiser também pode acompanhar todas as atividades pelo facebook acessando www.facebook.com/bibliotecaferreiragullardexerem.biblioteca.

A biblioteca pública de Xerém ganhou novo visual

A pintura da fachada resgatou a cor original do prédio do antigo Cine FNM

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...