quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Caxias homenageia centenário do samba com lançamento de revista em quadrinhos

O samba completou 100 anos de existência no último dia 27 de novembro. E para marcar a data, a secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim (G.R.C.E.S.M.) Pimpolhos da Grande Rio e a Capa Comics lançaram nesta terça-feira (29/11), na quadra da Acadêmicos da Grande Rio, a revista em quadrinhos online “Samba no Gibi”, resultado da Oficina de História em Quadrinhos realizada nos últimos meses, formada por crianças e adolescentes da escola de samba mirim.

A apresentação da revista ao público contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira; a presidente do G.R.C.E.S.M. Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares; e um dos fundadores do Capa Comics, Cristiano Ludgério.

“Esse é um ano muito importante para cultura brasileira. Nosso samba que é referência para o mundo todo completou 100 anos, hoje estamos fazendo uma linda homenagem com o lançamento do Samba no Gibi. A linguagem dos quadrinhos é atual e moderna. Espero que a geração dê continuidade a essa história do samba”, destacou o secretário André Oliveira.

A edição comemorativa conta a história das diferentes fases do samba nesses 100 anos de história, começando pela composição de “Pelo telefone”, de Donga, passando pela história das rodas na casa de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, até chegar aos dias atuais. O projeto envolveu alunos da Pimpolhos da Grande Rio, que tiveram a oportunidade de aprender mais não só sobre o samba, mas também sobre o mundo das histórias em quadrinhos através de oficinas e de uma feira realizada na Biblioteca Municipal Leonel Brizola.

“Venho acompanhando o projeto desde o início. É uma parceria muito bacana. Queremos explodir o enredo em homenagem aos 100 anos do samba. Não ficar só no desfile, mas também eternizar através desse gibi”, disse a presidente da Pimpolhos, Camila Soares.
A revista em quadrinho será disponibilizada no site da Capa Comics: http://capacomics.com/quadrinhos/.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...