quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Duque de Caxias recebe exposição de Oséias Casanova

A exposição ‘Perspective-se’, do artista plástico Oséias Casanova, será aberta nesta segunda-feira (21/11), às 18 horas, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias. O trabalho, apoiado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, propõe a troca de posição do negro através do plano de observação artístico e social, produzindo uma nova perspectiva. O projeto visa repassar informações históricas importantes sobre o contexto da época de cada personagem e suas conquistas. Os interessados têm até o dia 9 de dezembro para visitar a exposição. A entrada é franca.

As obras são pinturas em óleo e acrílico sobre tela, com dimensões de 1m x 1,5m. Nesta exposição estarão representados: Solano Trindade, Martin Luther King, Jesse Owens, Machado de Assis, Rosa Parkes, Nelson Mandela, Luiz Gama, Luiza Mahin, Bob Marley, Juliano Moreira, Ernesto Carneiro Ribeiro, Manuel Querino, José do Patrocínio, Aizita Nascimento, entre outros.

A exposição ‘Perspective-se’ já apresentou fragmentos importantes de sua proposta, tendo duas de suas telas selecionadas para exposição da Aliança Francesa de Niterói, no Instituto Cultural Germânico – onde conquistou o primeiro lugar no 4º Salão de Artes de Niterói.

Oséias Casanova

Natural de Duque de Caxias, o artista plástico, de 48 anos, iniciou na arte através da escultura em madeira após um acidente que afetou os movimentos da mão direita – uma forma encontrada como alternativa de fisioterapia. Exercitando seus traços com a mão esquerda, Oséias foi convidado para participar de sua primeira exposição de artes na Universidade de Nova Iguaçu e a partir daí não parou mais. Seu trabalho se divide entre pintura, desenho e escultura, com premiação nas três áreas.
Com o título de conselheiro Condedine e a medalha Zumbi dos Palmares, mantém seu trabalho valorizando a beleza, história e cultura do povo brasileiro e o negro. A inspiração para suas telas vem de questões sociais – mais especificamente questões de etnia e inclusão.

Serviços
Exposição: Perspective-se, de Oséias Casanova
Data: 21/11 a 9/12
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador, s/n, Centro – Duque de Caxias)
Telefone: 2672-3155
Entrada Franca







Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...