quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Casa Brasil de Imbariê recebe evento internacional na próxima segunda

Ciclo Ato Criador na Casa Brasil Imbariê dia 21 de novembro

Ciclo Ato Criador Outros Possíveis e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias convidam a todos e todas para participar da mesa “De Pés Descalços”, nos dias 21 e 22 de novembro, em Duque de Caxias e no Rio de Janeiro.  A mesa “De Pés Descalços” irá debater sobre a ressignificação da Educação oral.

O Ciclo Ato Criador Outros Possíveis segue até o fim do ano, com mesas-redondas, palestras, debates e oficinas que reúnem artistas e teóricos de áreas diversas na busca por lançar uma luz sobre a estética da existência e de novos modos de criação de mundos, criação de possíveis.

Esta é a 6ª edição do evento, realizado desde 2006 no Oi Futuro, com patrocínio da Oi, da Petrobrás, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, sob a curadoria e supervisão da atriz, jornalista e gestora cultural Ana Lúcia Pardo. Neste ano, a série também recebe o apoio do Consulado da França no Rio de Janeiro. Todas as atividades são gratuitas. 

A mesa “De Pés Descalços”, contará com as presenças do colombiano Rodrigo Paris, diretor para a América Latina da Universidade Pés Descalços, a educadora e quilombola Laura Santos e massoterapeuta José Ramos Caminiti. A proposta é um bate papo sobre educação em espaços não formais, sustentabilidade e empoderamento da população através da ressignificação dos conhecimentos tradicionais.

Rodrigo Paris
Jornalista, analista político e ex-diplomata do Reino Unido, foi selecionado como um dos 100 colombianos mais influentes pelo governo da Colômbia em 2015. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Complutense, realizou estudos em Inovação e Desenvolvimento Econômico na Universidade de Harvard. Além disso, é membro da Royal Geographical Society da Inglaterra e trabalha, desde 2013, como diretor para a América Latina da ONG indiana Barefoot College (Universidade de Pés Descalços). Esta organização, com presença em 18 países do continente, atua na capacitação de mulheres, com o objetivo de levar a eletricidade a zonas rurais, com populações majoritariamente indígenas, por meio de painéis solares.

Laura Santos
Arte-educadora e quilombola de Campinho da Independência (Paraty, RJ). Neste Quilombo, coordenou o Projeto Ponto de Cultura Manoel Martins e o Projeto Prêmio Tuxaua Escola Experimental Tio Leandro (experiência em Educação Diferenciada para Quilombolas, Indígenas Guarani e Caiçaras). Como Pesquisadora Comunitária, contribuiu para a implementação da Educação Diferenciada neste mesmo Quilombo e para a implementação do Ensino Fundamental 2 nas Comunidades Caiçaras da Região.

José Ramos Caminiti
Massoterapeuta clínico e gestor de projetos. Trabalha com projetos ligados á Saúde em Paraty, RJ.

SERVIÇO: Mesa De pés descalços

21/11 – Segunda-feira, 18h. Casa Brasil Imbariê - Avenida Cel. Sisson, s/n, Imbariê, Duque de Caxias. Telefone: (21) 2778-1791

22/11 – Terça-feira, 19h. Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Telefone: (21) 3131-3060.

Mais informações no site Ato Criador 2016 (https://atocriador2016.wordpress.com/novembro/)

Curta e compartilhe a página do Ciclo Ato Criador Outros Possíveis 2016 no facebook: https://www.facebook.com/atocriadoroutrospossiveis2016/?fref=ts



RODRIGO PARÍS

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...