terça-feira, 29 de março de 2011

Jornal Imprensa faz reportagem com nova diretoria da Lira de Ouro

Para quem ainda não sabe, assumi a Presidência da Lira de Ouro, instituição cultural da cidade de Duque de Caxias que completou 54 anos de fundação em 2011. No dia 30 de abril iremos realizir um grande evento em nossa sede.
O Jornal Imprensa que sai amanhã fez uma matéria conosco, que reproduzo abaixo em primeira mão.

Lira de Ouro tem nova diretoria



Ao comemorar seus 54 anos de existência, a Lira de Ouro vive novos tempos. Com uma nova diretoria, eleita em dezembro, a idéia é de uma total renovação na instituição cultural. Andre Oliveira, o novo presidente, diz que o objetivo e resgatar o espaço cultural, mais democrático de Duque de Caxias. “Nossa idéia é em breve começar as obras de restauração, reativar as antigas atividades e criar novas oportunidades com shows, cursos de teoria musical, informática, percussão e metais, além da tradicional Banda Lira de Ouro, tudo através de parcerias”, informa André, que acrescenta: “A Lira é um ponto de cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura desde 2007. Já recebemos com regularidade o incentivo do Governo Federal pelo projeto de Pontos de Cultura e estamos buscando através de editais novos recursos do Governo do Estado para montar pequenos eventos da tradição oral, sem nunca esquecer da iniciativa privada”, diz André.

O secretario geral da entidade, Alexandre Marques, explica que o perfil do publico freqüentador do espaço é muito variado e que a Lira faz parte do ‘Cine Mais Cultura’ numa parceria com os governos do Estado e Federal para a exibição de filmes, do Foro dos Pontos de Cultura Ação Grio Nacional, do Brasil Memória em Rede e do Conselho Municipal de Cultura. Alexandre acrescenta que a Lira de Ouro é uma instituição privada mas tem caráter publico por causa de sua mistura multicultural.

ATIVIDADES - São muitas as atividades que movimentam o espaço, entre elas as rodas de capoeira que acontecem todos os sábados das 9h às 13h e depois as oficinas de Hip Hop que vão até às 17h; rodas de samba às 6ª feiras a partir das 20h; o Cine Mate com Angu toda última 4ª feira domês a partir das 20h. E estão sendo aguardados os eventos: dia 6 de abril a “Quarta Básica com Eraldo HB”, com MPB; a “ Quarta do Bonfim” todas primeira 4ª feira do mês com musica e comidas típicas.

Para o dia 30 de abril está sendo preparada uma grande festa que terá ao mesmo tempo a posse da nova diretora, uma homenagem ao Sr. Acácio Araujo, fundador da Lira de Ouro e que está com 100 anos; Dia da Baixada e um programa de ação social com a parceria de Faetec, além de um almoço beneficente e diversos shows musicais. No dia também terá exposição de painéis sobre as história da cidade de Duque de Caxias, da APPH Clio-Associação de professores pesquisadores de historia.

Andre diz ainda que este ano eles conseguiram realizar o desfile do Bloco de Carnaval da Lira de Ouro, que saiu no dia 26 de fevereiro, com centenas de pessoas.

André de Oliveira (presidente), Lu do Rio (secretária), Alexandre Marques (secretario geral) e Beto Cavaco (diretor social)


Fotos: Sula Xavier
Reportagem: Adilson Sarpi e Lucia Regina

5 comentários:

TazX disse...

Hi rapaz, grande Alexandre, foi meu professor de história nos anos 90.
Bom vê-lo nesta diretoria, além do presidente André Oliveira, claro.
Parabéns a todos os envolvidos.

olharesdesula disse...

A gente não quer só comida,a gente quer comida Diversão e arte.
Parabéns André por ter assumido a Presidência da Lira de Ouro .

Zaray disse...

André, meu irmão!
Parabéns! O Lira de Ouro é parte vital de Caxias e vc é um precioso guerreiro desta cidade que tanto precisa de espaços e de pessoas assim. Espero que sua gestão seja rica de boas idéias, profícua e fecunda para deixar um legado justo para o Rio de Janeiro.
Boa Sorte!

Cézar Ray

Paullo disse...

Parabéns André! Conte comigo nesta contenda cultural.

Adilson sarpi disse...

Andre Como seu amigo estou na torcida que a Lira de Ouro na sua gestão se fortaleça cada vez mais e seja expressão viva das “culturas” de nossa gente, na mais ampla diversidade cultural da nossa terra que é a Baixada Fluminense.
Adilson Sarpi

Postagem em destaque

Cansei, poesia

Recital de Poesia e Microrrelato em Vigo, realizado  no Galo Vento. Cansei, é uma das poesias que recitei no evento. A poesia está publicad...