quarta-feira, 2 de março de 2011

Lançamento de livro sobre a história de Nova Iguaçu

A história do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, será contada de uma maneira inédita. Através de 46 fotografias, reunidas nas mais de 100 páginas do livro "Imagens Nova Iguaçu", o fotógrafo Paulo Santos mostra os principais patrimônios materiais, históricos e naturais da cidade. A obra, que é patrocinada pela Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Nova Iguaçu, serve também de alerta para as autoridades, retratando um grande número de ruínas e construções que sofrem com a falta de manutenção. O livro será lançado nesta quarta-feira, dia 2, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no Centro, às 19h.


Fotógrafo profissional há 25 anos, Paulo Santos contou com o auxílio de historiadores para selecionar os principais pontos a serem mostrados no livro. Em um trabalho que durou cerca de dois anos, foram feitas mais de 10 mil fotografias que, de acordo com o autor da obra, vão surpreender muitas pessoas que acreditam conhecer a história de Nova Iguaçu. 

“Este é um livro para ser usado principalmente nas escolas. São imagens surpreendentes, de locais de difícil acesso. É uma obra importante porque a história do município é muito pouco difundida”, avalia Santos. 

Entre os recantos fotografados, além das diversas ruínas da região, estão a Fazenda São Bernardino e a reserva Biológica, no bairro do Tinguá. Além destes, a Central de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu, o espaço Cultural Sylvio Monteiro, o reservatório de água Rio D’ouro, de 1880 e a lagoa Guanduaçu, às margens do Rio Guandu. Além das imagens, pequenos textos explicativos contarão detalhes pitorescos dos locais fotografados.

O livro foi patrocinado pela Central de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu, da Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental. A gerente de comunicação corporativa da empresa, Roberta Magalhães, avaliza a iniciativa do livro: “A publicação é um importante documento para a história do município, um resgate do ponto de vista histórico, ambiental e material. A Haztec tem orgulho em apoiar este projeto. A empresa, que está há oito anos em Nova Iguaçu, já apoiou mais de 40 projetos de responsabilidade social na região e recebeu cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, representantes de ONGs e moradores do entorno da CTR”.

Serviço: 
Lançamento do livro Imagens Nova Iguaçu
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Endereço: Rua Getulio Vargas, 51, Centro
Hora: 19h


fonte: www.baixadafacil.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...