terça-feira, 22 de novembro de 2016

Polícia Federal recupera peças de arte sacra que foram roubadas da Igreja do Pilar

OBRA DE ARTE SACRA RECUPERADA
Na tarde do dia 21 de novembro de 2016, membros a Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese de Duque de Caxias, estiveram na Sede da Polícia Federal na Av. Rodrigues Alves, 1 - Centro, Rio de Janeiro, na Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph), para reaver uma peça sacra pertencente ao acervo da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, apreendida em um leilão na região serrana do Rio de Janeiro.


A peça se trata de um Querubim em madeira policromada de 25 cm do século XVIII, pertencente ao Altar mor da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, que foi entregue ao Dr. Wellington Santana e Testemunhado pelo Pe. Paulo de Oliveira Reis e Elaine Gusmão, membros da Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese de Duque de Caxias, que desde 2014 vem fazendo o levantamento das peças de seu patrimônio, estão desaparecidas. Após esse levantamento foi descoberto o total de dezoito bens móveis e quinze bens integrados (colunas e ornatos) desaparecidos; foram feitos fichas catalográficas para cada bem procurado e as mesmas foram encaminhadas para os órgãos competentes; IPHAN, INEPAC e a Polícia Federal, para que se fosse feita a inclusão na lista de bens procurados; e para a INTERPOL, para que se quaisquer dessas peças fossem encontradas fora do país sejam atribuídas a nossa propriedade. Além de realizarem pesquisas, monitoramento e acompanhamentos nos leilões de arte. 

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar, um dos mais importantes exemplares do barroco da Baixada Fluminense, de rara beleza e exemplares singulares e peculiares, teve o seu acervo duramente vandalizado entre as décadas de 1950 a 1980, e com essas iniciativas e ajuda de toda comunidade buscando estar reavendo todo nosso acervo.

Elaine Gusmão 
Historiadora e Secretária da Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras

Reprodução texto e foto página Facebook : Bens Culturais - Diocese de Duque de Caxias

Parabéns a Diocese de Duque de Caxias e a Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras pelo belo trabalho que vem realizando.



2 comentários:

Unknown disse...

Muito Obrigada André pela iniciativa em compartilhar essa grande notícia, e quem quiser nos ajudar a divulgar as imagens desaparecidas, curtem a nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/bensculturaisdiocesededuquedecaxias/

Eduardo Prates - Observatório Social disse...

Parabéns. Bela iniciativa!

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...