sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Circuito das Artes realiza oficinas gratuitas em Caxias

Duque de Caxias recebe a segunda etapa da IV Edição do Circuito Estadual das Artes, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. Ela acontecerá de 9 a 14 de janeiro, no Teatro Municipal Armando Melo, na Rua Frei Fidélis s/nº, no Shopping Center Caxias, no Centro.

A primeira etapa do projeto foi voltada à apresentação de espetáculos gratuitos, que aconteceram no Teatro Municipal Raul Cortez. A nova fase envolve residências de formação e capacitação técnica de atores e estudantes de artes cênicas sobre a criação no Théâtre du Soleil e a tradição das Máscaras Balinesas. A entrada também é franca.

O Circuito Estadual das Artes circula em 13 municípios do Estado. O projeto, segundo o Secretário de Cultura e Turismo do Município, Gutemberg Cardoso, é de grande importância para a cidade. “Ele envolve qualificação gratuita para profissionais locais de artes cênicas, além de intercâmbio com profissionais de fora do município”, esclareceu o secretário.

As oficinas, voltadas a atores e estudantes de teatro do município, serão ministradas pela Companhia dos Bondrés, do Rio de Janeiro, através do músico Carlos Bernardo e da atriz e diretora Fabianna Mello, responsável pela seleção de 25 alunos entre os inscritos. A primeira oficina, “As Experiências no Processo Criativo Coletivo do Théâtre du Soleil”, acontecerá de 9h às 13h e contará com a participação da Companhia de Teatro Fortunarte, da Companhia de Arte Popular e do Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT). O Théâtre du Soleil é uma das maiores companhias de teatro do mundo e foi criado em Paris em 1964. Das 14h às 17h30, ocorrerá a segunda oficina: “A Investigação do Jogo do Ator nas Tradições Teatrais Orientais através do Topeng e do uso de Máscaras Balinesas”. O Topeng é o tradicional e impressionante teatro dançado e cantado de Bali, marcado pelo uso de suas máscaras típicas.

No dia 14, de 10h às 13h, será realizada uma palestra com debate, aberta a toda comunidade, sobre os temas das Oficinas. Terá exibição de vídeos da Companhia dos Bondrés e das trupes francesas Théâtre du Soleil, Royal de Lux e Jacques le Cocq, além dos Mestres Balineses da Fundação Pusaka/Bali.

No período de 16 a 21 de janeiro, desta vez no Teatro Municipal Raul Cortez, serão realizados encontros de formação para as artes circenses e performáticas, com o grupo Crescer e Viver. Essas oficinas gratuitas e acontecerão das 13h às 17h e das 18h às 21h30. Mais informações podem ser obtidas na Escola de Artes da Secretaria, através do telefone 2671-1122.
 

Texto: Josué Cardoso
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...