sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje é dia dos Santos Reis

A Folia de Reis, o festejo trazido ao Brasil pelos portugueses, é comemorado até hoje em diversos municípios do interior do Rio de Janeiro. Para manter a tradição viva, os grupos de Folia de Reis se apresentam sempre no início do ano para exaltar a visita dos três Reis Magos a Jesus na manjedoura, datada em 6 de janeiro.

Em Duque de Caxias, o grupo Reisado Flor do Oriente comemora a data com festa e caminhada pelas ruas. O grupo pede para entrar nas casas e anuncia o nascimento de Jesus. Os moradores aproveitam para agradecer as graças do ano que passou.

A Folia de Reis conta a viagem que os três reis magos fizeram até a manjedoura, onde Jesus nasceu. Essa é uma tradição mantida há 132 anos pelo reisado Flor do Oriente, do bairro Vila Rosário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Cerca de 40 músicos e alguns personagens assustadores tem a missão de relembrar a história do nascimento de Cristo.

Apesar do pouco apoio alguns grupos de Duque de Caxias mantém a tradição em nossa cidade, o grupo Flor do Oriente, um dos mais tradicionais do nosso Estado. O grupo está percorrendo alguns bairros da cidade e a partir das 15h vai fazer um evento em sua sede, que fica na Rua Felinto de Almeida, 49, no bairro Vila Rosário.

Outro evento interessante será a exposição "HOJE É DIA DE FOLIA", do fotográfo Gui Christ, que será aberta no dia 14 de janeiro no Sesc Caxias.  A exposição conta com 20 imagens em cor, que fazem parte do projeto “Hoje é dia de Folia”, onde o fotógrafo  documenta diversos grupos de Folias de Reis em todo o Brasil.  Gui Christ é fotografo independente desde 2005, e tem trabalhos publicados em países da Europa, Estados Unidos, China e Japão. 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...